2023: rumo à equidade na educação!

-

2023: rumo à equidade na educação!

Que tal descobrir os desejos do Cenpec para a educação no ano que vem? Participe das nossas palavras cruzadas!

Em 2022, a celebração do bicentenário da Independência do Brasil oportunizou um olhar para o nosso passado sobre como fomos nos construindo como nação e sociedade. 

No nosso Especial Bicentenário, por exemplo, ao lançar esse olhar retrospectivo para como a nossa educação pública foi sendo estruturada desde a Independência do Brasil, percebemos um movimento de idas e vindas rumo a uma educação pública gratuita, laica, de qualidade, equitativa para todos e todas. Ou seja, em diversos momentos dessa trajetória, a cada dois passos para frente, demos dois para trás. 

Entender a história é importantíssimo para planejar o futuro, garantindo que os erros do passado não se repitam e aprendendo com as políticas públicas que têm dado certo ou errado. 

Que esse mergulho histórico nos ajude a reconhecer e fortalecer as ações, os programas e as atitudes que nos levam para o caminho que garante educação de qualidade com equidade para todas e todosseja construindo uma educação integral, inclusiva, antirracista, fortalecendo a participação social, articulando sistemas de governança entre os entes federativos ou apoiando gestoras(es), professoras(es) e estudantes em suas lutas diárias na escola

Foto: arquivo pessoal

Como enfatiza Beatriz Cortese, diretora executiva do Cenpec:

O enfrentamento às desigualdades educacionais e a promoção da equidade devem ser prioridades nesse novo ano que está por vir.
É tempo de esperançar uma educação pública em que toda criança, adolescente e jovem tenha acesso à escola, permaneça nela e aprenda de verdade. Esse é o nosso propósito e a nossa razão de existir!”

Confira as diferentes ações pela equidade e qualidade na educação realizadas pelo Cenpec em 2022.


Desejos cruzados para 2023

Que tal conferir quais os desejos do Cenpec para 2023? Na cruzadinha abaixo, listamos alguns dos nossos votos para o ano que vem e que se alinham com a forma como trabalhamos e com o nosso propósito

Além de interativo, ao clicar no ícone “i” ao lado de cada dica, são indicados conteúdos do Portal Cenpec que trazem mais informações a respeito da temática tratada. 

Boa diversão e que possamos continuar trabalhando juntas e juntos em 2023!


Veja também