#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?

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#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?

Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia

Avaliações diagnósticas são o suficiente para identificar falhas na aprendizagem? Como apoiar crianças em alfabetização para que avancem na aprendizagem neste momento de retorno às aulas? Afinal, dá para recuperar o que se perdeu?

Essas são algumas dúvidas de muitos professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e demais membros da comunidade escolar neste período. Elas foram enviadas para o Cenpec via Instagram.

Instagram - ícones de social grátis

É para responder, refletir e dialogar com as(os) educadoras(es) sobre essas questões que Maria Alice Junqueira, especialista em alfabetização e coordenadora de projetos do Cenpec, estará ao vivo hoje (3/3), às 18h, no Instagram do Cenpec. Não perca!


Ideias e dicas de materiais

Durante a live, Maria Alice vai apresentar algumas sugestões e caminhos par redes, escolas e educadoras(es) na recomposição ou aceleração das aprendizagens neste momento, além de indicar e comentar sobre materiais de apoio que podem ser utilizados. Confira alguns:

  • Avaliação diagnóstica
    Para as redes que ainda não possuem instrumento diagnóstico, o melhor material disponível no momento é a Plataforma de Avaliação e Monitoramento do Ministério da Educação (MEC). A Plataforma foi elaborada pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Há questões que podem ser aprimoradas, mas pode ajudar bastante neste momento. O site disponibiliza avaliações diagnósticas e formativas em Língua Portuguesa e Matemática do 1o ano do ensino fundamental ao 3o ano do ensino médio.

Acesse a Plataforma de Avaliação e Monitoramento do MEC

  • Recomposição ou aceleração das aprendizagens 
    Seria mais interessante falar em  recomposição das aprendizagens ou em aceleração do que em recuperação das aprendizagens. Para apoiar as reflexões sobre esse tema, indicamos o documento “Recomposição das aprendizagens em contextos de crise”, elaborado pela Vozes da Educação, com apoio da Fundação Lemann e Instituto Natura, e publicado em junho de 2021.

Recomposição das aprendizagens em contextos de crise

  • Adaptação do currículo
    A proposta é trabalhar apenas as habilidades consideradas prioritárias para que as(os) estudantes tenham sucesso no próximo nível de escolaridade. Nesse formato, as(os) alunas(os) são mantidas(os) em sua seriação. Se necessário, as(os) professoras(es) podem recorrer a habilidades de outros anos/séries.. 

Conheça os Mapas de Foco do Instituto Reúna

  • Material didático apropriado
    É fundamental uma boa curadoria de materiais formativos destinados tanto a gestoras(es) escolares, coordenadoras(es) pedagógicas(os) como a estudantes e docentes. Os conteúdos podem trazer orientações para o ensino híbrido, sequências didáticas, projetos, jogos de alfabetização, seleção de livros literários, por exemplo. Um bom exemplo é o Almanaque para alfabetização e letramento, elaborado por Isabel Cristina Alves da Silva Frade, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Confira nossa entrevista com a autora do Almanaque

  • Adaptação de práticas pedagógicas
    Nesta proposta, as(os)  estudantes são agrupadas(os) segundo o nível  de  aprendizagem e assistem às aulas por dois a três círculos de aprendizagem. Na  Colômbia, os círculos de aprendizagem da Escuela  Nueva  são  uma alternativa para  crianças de 6 a 15 anos em distorção idade-série ou vítimas de  crises humanitárias. As(Os) estudantes  assistem a aulas em turmas durante seis  a dez dias consecutivos. Após  esse “intensivão”,  as  crianças voltam para a aula regular.

Saiba mais sobre os Círculos de Aprendizagem da Escuela Nueva neste artigo.

  • Formação docente específica
    Estratégias de formação específicas, voltadas, por exemplo, ao contexto atual, no trabalho com as habilidades foco da BNCC, formação de estudantes de pedagogia ou docentes aposentadas(os) para atuar como tutoras(es) voluntárias(os) junto às turmas. É possível pensar em diferentes saídas, de acordo com a realidade e possibilidade de cada rede. Tempos difíceis requerem saídas fora da caixinha…

  • Aceleração da aprendizagem
    Os programas de educação acelerada diagnosticam a perda e, por meio de um caminho rápido, colocam cada estudante de volta ao nível da série em que deveria estar de acordo com a faixa etária. Em vez de ofertar atividades adequadas a séries anteriores a fim de preencher todas as lacunas no aprendizado, a aceleração se concentra em preencher apenas as lacunas mais críticas, no momento adequado, por meio de trabalhos apropriados à série atual. Esses programas são utilizados para crianças e jovens que nunca frequentaram a escola, ou que passaram muito tempo sem acesso à educação formal. 


Participe da campanha

Compartilhar conhecimentos e experiências com educadoras(es) e gestoras(es) para o avanço das crianças em leitura e escrita: esse é o objetivo da nossa campanha. Para isso, organizamos uma série de lives sobre alfabetização e letramento com base nas perguntas da comunidade escolar que nos acompanha nas redes sociais.

A campanha tem como base materiais já produzidos e disponibilizados pelo Cenpec, como as vídeodicas da série Tirando de Letra. Divulgadas no Portal Cenpec e no canal do YouTube do Cenpec, as 16 produções, de um minuto de duração cada, trazem dicas simples e diretas a educadoras(es) e familiares sobre diferentes aspectos da alfabetização e do letramento.

Confira abaixo o vídeo do lançamento da campanha, que ocorreu no dia 22/2:

Saiba tudo sobre a campanha #CenpecTiradeLetra


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