Caçadores de fake news no ar!

-

Caçadores de fake news no ar!

Novo podcast traz entrevistas com especialistas no combate às fake news. Acompanhe o Esquadrão Curioso e se inspire para trabalhar essa temática com seus(suas) alunos(as)

Por Stephanie Kim Abe

Você sabia que já no Império Romano há registros de fake news? E que a primeira vez que o termo foi encontrado data de um livro de 1854? E ainda, que notícias falsas têm 70% mais chances de ser compartilhadas do que uma que não seja? Outra: que o Brasil é um dos países que mais propaga fake news no mundo?

Esses são alguns dos fatos e das curiosidades discutidas no Esquadrão Curioso e seus(suas) entrevistados(as) no novo podcast Caçadores de Fake News. Lançado este mês, o podcast é baseado no livro Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News (2018), do jornalista e escritor Marcelo Duarte.


Trama e entrevistados(as)

Bem humorado e em linguagem coloquial, o podcast acompanha a saga dos amigos Isabella, Leo, Débora e Pudim, que formam o Esquadrão Curioso, em busca de informações para criar um podcast sobre fake news para um trabalho escolar. Ao longo dos cinco episódios de cerca de 20 minutos cada, a turma entrevista 11 jornalistas e especialistas, com o objetivo de entender o que são fake news, como elas surgiram, como se espalham tão depressa, os perigos que causam e como combatê-las. 

Ouça abaixo o primeiro episódio da série: Como nascem as fake news:

Entre as pessoas entrevistadas, estão Gilmar Lopes, criador do site E-farsas, um dos pioneiros na apuração de fake news na internet; Cristina Tardáguila, fundadora e dona da Agência Lupa, uma das principais agências de checagem de fatos do país; Rodrigo Ratier, jornalista, professor e pesquisador na Faculdade Cásper Líbero; e Patrícia Campos Mello, premiada jornalista investigativa e autora do livro A máquina do ódio.

Há também participação de especialistas internacionais, como as americanas Esther Wojcicki, uma das maiores autoridades na área de educação midiática nos Estados Unidos, e Madelyn Webb, pesquisadora investigativa estadunidense do site de checagem de dados First Draft.

O podcast está disponível em diversas plataformas de streaming, entre elas Spotify, Deezer, Google Podcasts e Soundcloud.


Sugestões pedagógicas e outros materiais

Livro Esquadrão curioso
Capa: reprodução

No site criado para dar suporte ao podcast, há sugestões pedagógicas baseadas no podcast e/ou no livro, para educadores(as) que desejem trabalhar o material em sala de aula, com estudantes do ensino fundamental e médio. Também estão publicados os perfis dos(as) entrevistados(as), um glossário e mais curiosidades a respeito da temática.

Na sessão sobre o livro Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News, que é a base do podcast, é possível ler um trecho ou a resenha da obra, e acessar um jogo. No livro, os mesmos personagens enfrentam o vilão Fake Nilson, criador de uma grande organização criminosa.

Ao final do site, há indicações de portais confiáveis de checagem de notícias.

Saiba mais sobre a importância da educação midiática e como trabalhá-la em sala de aula


Jogo on-line Pontos de Vista

Jogo Pontos de Vista

Fato ou boato? Esse tema sempre gera muita discussão – e, dada a sua atualidade, é um ótimo tópico para trabalhar a argumentação em sala de aula. Uma forma divertida e diferente de fazer isso é por meio do jogo virtual “Pontos de Vista”. 

O jogo trabalha o gênero Artigo de Opinião com os(as) estudantes, ao convidá-los(las)  opinar e argumentar sobre assuntos do cotidiano, como questões de gênero, padrões de beleza, fake newsbullying e o papel da política na comunidade. Para fechar, os(as) participantes são convidados(as) a elaborar um texto.

Lançado pelo Programa Escrevendo o Futuro, uma iniciativa do Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec, o jogo é gratuito e também está disponível em aplicativo para dispositivos móveis.

Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS), ou jogue on-line no Portal Escrevendo o Futuro.


Veja também