Podcasts educativos e culturais: o que você quer ouvir hoje?

-

Podcasts educativos e culturais: o que você quer ouvir hoje?

Separamos dicas de cinco podcasts culturais ou educativos para aproveitar o tempo livre para estudar, conhecer outras culturas ou se divertir com as crianças

Por Stephanie Kim Abe

Como estão as férias por aí? Já estamos na reta final de julho, o que significa que as férias de inverno já estão para acabar. Há quem já tenha descansado bastante e já está começando a voltar para o ritmo das aulas, e quem ainda quer aproveitar esse tempo que resta para assistir filmes, ler um livro, brincar com as crianças ou mesmo estudar. 

Para ajudar nessa busca por conteúdos interessantes — e surfando na onda dos podcasts, uma moda que tem pegado jovens e adultos —, selecionamos cinco podcasts de ótima qualidade. Alguns são mais voltados para quem quer ouvir com as crianças, outros para quem quer se aprofundar em assuntos que estão dominando o debate educacional. Pode ser que você se inspire em algum deles para pensar alguma atividade com a sua turma no próximo semestre, ou que consiga aprender de forma lúdica e leve sobre diferentes curiosidades.

Veja aqui a oficina sobre criação de podcasts e programas de rádio


Como as possibilidades são diversas, separamos as indicações por interesse. Abaixo, indicamos podcasts para quem quer:

– Resgatar e exaltar a ancestralidade negra

🎙️ Calunguinha


Calunguinha é um menino preto que gosta de tomar chá enquanto ouve histórias. Ele é o “cantador” de histórias que acompanhamos nos episódios desse podcast, que tem como objetivo trazer “histórias para ninar crianças pretas, memórias para acordar pessoas brancas”.

Para dar voz a essas personagens pretas e pretos, foram convidadas(os) artistas famosas(os), como a cantora Margareth Menezes (que participa do episódio sobre Teresa de Benguela), a atriz Roberta Estrela D’Alva (que dá voz a Luísa Mahn) e o ator Lázaro Ramos (que faz o Rei Malunguinho). 

O podcast foi criado por estudantes de pedagogia e educomunicação da Universidade de São Paulo e foi um dos vencedores da Sound Up Brasil – iniciativa elaborada pela plataforma de streaming Spotify para incentivar produções de pessoas pretas e indígenas. 

O podcast só está disponível no Spotify.


– Celebrar a cultura das infâncias

🎙️ Podcast Criança Pode


A primeira temporada do Podcast Criança Pode, com oito episódios, trata de diferentes assuntos relacionados à infância, que vão desde sustentabilidade (como água, clima, fauna e flora) a questões sociais (como os povos originários e a diversidade). Esses temas são abordados de forma lúdica, por meio de contação de histórias e com efeitos sonoros que dão cadência e prendem a atenção.

Na segunda temporada, o podcast traz mais adivinhas, músicas, histórias e brincadeiras para fazer com as crianças, enquanto foca, em uma parte de cada episódio, em curiosidades sobre diferentes instrumentos musicais, como flauta doce, viola, maraca, gaita e acordeão, piano e outros. 

O podcast faz parte do projeto a Beleza Salvará o Mundo, do Instituto Casa Comum.


– Responder as perguntas capciosas das crianças

🎙️ SciKids

Por que a água do rio é doce e a água do mar é salgada? Por que a gente têm dois olhos, dois ouvidos e só um nariz e uma boca? Qual foi o primeiro bicho a fazer cocô? Por que temos vontade de dançar quando escutamos música?

Se nenhuma criança nunca te fez essa pergunta, sorte a sua! Quem já se viu questionado sobre essas questões que parecem óbvias ou que nunca paramos para pensar sobre sabe como é difícil achar respostas para essas curiosidades infantis. Por isso mesmo, o podcast SciKids parece vir nos salvar, ao fazer esse tipo de perguntas para quem pode respondê-las com propriedade: as(os) cientistas. O melhor é que elas(es) respondem de forma didática e simples — do jeito que nós (e as crianças) queremos ouvir!

O podcast já tem mais de 80 episódios com cerca de 10 a 20 minutos cada. 


– Mergulhar em patrimônio cultural local

🎙️ O Patrimônio Histórico está no ar!

Você sabia que já existiu braços de mar em Minas Gerais? Ou que a região metropolitana de Belo Horizonte já foi habitada por preguiças-gigantes? Essas e muitas outras curiosidades sobre história e cultura são contadas nos 30 episódios do podcast O Patrimônio Histórico está no ar!.

Ele é fruto do projeto O Patrimônio Histórico vai à Escola, realizado pela Associação das Bibliotecas Comunitárias da RMBH – SABIC, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com patrocínio da Cimento Nacional. Durante o projeto, foi desenvolvida uma formação para educadores do município de Matozinhos, a 50 km da capital mineira, com o intuito trabalhar a questão do patrimônio cultural e histórico nas escolas.

O podcast vai na mesma linha, buscando resgatar e difundir informações sobre esse patrimônio local e do distrito de Mocambeiro. Há episódios sobre festejos tradicionais, como o congado; a estação ferroviária de Matosinho; os parques e grutas da região e as pinturas rupestres ali encontradas; as lendas; os pratos típicos e muito mais. Um belo exemplo de como abordar o assunto nas escolas e também divulgar a cultura local!

Saiba mais sobre a educação para o patrimônio aqui


– Interar-se dos principais assuntos de políticas públicas educacionais

🎙️ Eduquê

Que tipos de universidades podemos ter, como realizar uma educação para a cidadania global, como a educomunicação contribuição para a educação escolar, como construir diversidade no currículo. Esses são alguns dos muitos temas tratados nos episódios das duas temporadas do Eduquê, podcast internacional produzido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educaçã e pelo FreshEd, de Will Brehm.

Essas questões são tratadas em conversas com especialistas em educação — que podem ser pesquisadoras(es), educadoras(es), estudantes e ativistas, da academia ao chão de escola, do Brasil e do mundo. 

Os episódios são lançados mensalmente e podem ser ouvidos em diferentes plataformas.


Confira mais dicas de podcasts educativos aqui


Veja também