YouTube Edu: canais de videoaulas para ajudar professores e alunos

-

YouTube Edu: canais de videoaulas para ajudar professores e alunos

Conheça a plataforma que reúne videoaulas de diversos canais com conteúdos para Ensino Fundamental e Médio

Por Stephanie Kim Abe

Um dos principais desafios dos educadores durante essa pandemia tem sido a adaptação das aulas para o ensino remoto. Isso tem levado muitos a aprender sobre como utilizar novas ferramentas on-line e se apropriar de áudios e vídeos como formas alternativas de apresentar conteúdo e engajar os estudantes em suas casas. Mas não é preciso ser um youtuber para que as aulas tenham efeito – basta saber onde encontrá-los na Internet.

A plataforma YouTube Edu, uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, é um dos caminhos. Nela, foram reunidos diversos canais de videoaulas, selecionados após passarem por uma curadoria de professores especializados. Eles trazem conteúdos de todas as disciplinas e podem ser ótimos recursos para os professores que procuram materiais para apoiar as suas aulas.

Clique aqui para visitar o Youtube Edu

Em abril, com o início das medidas de isolamento social e as aulas remotas, foram criadas playlists organizadas por matéria e etapa de ensino, que reúnem entre 30 e 40 vídeos dos mais diversos canais.

Também estão sendo lançadas playlists semanais, organizadas por ano escolar, que agregam diferentes tópicos e disciplinas e fazem parte da campanha FiqueEmCasa e Aprenda #Comigo. A ideia é ajudar professores e alunos a encontrar mais facilmente o conteúdo que pretendem trabalhar ou estudar.

Entre os canais conhecidos com videoaulas no YouTube Edu, estão Aula De, FISICATOTAL, Descomplica, English in Brazil by Carina Fragozo e Nova Escola.


Websérie Educação e o Mundo dos Youtubers

O CENPEC Educação entende a importância da cultura digital e por isso apoia iniciativas que pensam a educação e as novas mídias. Na websérie Educação e o Mundo dos Youtubers, disponível no canal do CENPEC Educação no YouTube, esse assunto é tratado no contexto da Educação Integral.

Em quatro episódios, são investigadas as novas possibilidades de aprendizagens no mundo digital e projetos desenvolvidos por jovens educadores no YouTube.

Confira abaixo o primeiro episódio:

Clique aqui para conferir a websérie completa no canal do Portal CENPEC Educação no YouTube


Veja também