Use o YouTube e pratique educação física dentro de casa

-

Use o YouTube e pratique educação física dentro de casa

Pais e responsáveis podem adaptar a residência para práticas físicas de crianças e adolescentes com ajuda da internet

Por João Marinho

Com a suspensão das aulas devido à pandemia de Covid-19, doença respiratória causada pelo Sars-CoV-2, o novo coronavírus, mães, pais e responsáveis têm passado mais tempo com crianças e adolescentes em casa – e, muitas vezes, precisam encontrar atividades para continuar propiciando momentos de aprendizagem.

Na quinta-feira passada (23), o Portal CENPEC Educação publicou uma série de dicas para passar o período de distanciamento social com crianças em casa: do planejamento ao longo do dia a brincadeiras para quem tem entre três e oito anos de idade, além de sugestões para crianças mais velhas.

Desta vez, conversamos com Mariana Pereira Vilas Boas, professora de educação física da rede municipal de São Paulo e bailarina pela Oficina Contemporânea Adriana Castelo, para passar mais alguns conteúdos, com foco em atividades físicas que trabalhem fundamentos como coordenação motora, força e flexibilidade inclusive com adolescentes – e o que é melhor: é possível contar com a internet!


Just Dance

Já se vão mais de 20 anos desde que a primeira edição do game Just Dance foi lançada, em 2009, para o console Nintendo Wii, sempre com a mesma proposta: desafiar o jogador a movimentar-se e dançar com precisão, reproduzindo os passos que o game põe na tela.

De lá para cá, o Just Dance consolidou-se em uma série de plataformas, como Xbox One, Wii U e PlayStation 4… mas, com o YouTube, você não precisa ter um console em casa para se movimentar: bastam um computador e acesso à Web.

Na plataforma de vídeo, há músicas de praticamente todas as versões do Just Dance, além de outros games inspirados na série, como Michael Jackson: The Experience – e até versões produzidas pelos próprios fãs.

Mariana Pereira Vilas Boas.

Com o Just Dance, é possível trabalhar coordenação motora, consciência e controle corporal, sincronia e energia, com alta variabilidade e velocidade de movimentos, além de diferentes técnicas e estilos de dança.”

Mariana Pereira Vilas Boas

Uma dica importante para pais e responsáveis é prestar atenção às letras das músicas e coreografias para que sejam adequadas às faixas etárias de crianças e adolescentes. Seguem algumas sugestões.

Mas que Nada

Compositor: Jorge Ben Jor
Produtor original: Armando Pittigliani
Versão: Sérgio Mendes
Intérpretes: The Black Eyed Peas e Gracinha Leporace
Game: Just Dance 4 (2012)

The Ketchup Song (Aserejé)

Compositor e produtor: Manuel Ruiz
Intérpretes: Las Ketchup
Game: Just Dance 4 (2012)

Let it Go

Compositores: Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
Produtores: Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez, Christophe Beck, Chris Montan e Tom MacDougall
Intérprete: Nicki González (para o game)
Game: Just Dance 2015

Thriller

Compositor: Rod Temperton
Produtor: Quincy Jones
Intérprete: Michael Jackson
Game: Michael Jackson: The Experience (2010)

We’re All in This Together

Compositores: Matthew Gerrard e Robbie Nevil
Produtores: Kenny Ortega, Bill Borden, Barry Rosenbush, Drew Lane e Eddie Galan
Intérpretes: Zac Efron, Drew Seeley, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu e Monique Coleman (High School Musical)
Game: Just Dance: Disney Party (2012)

Footloose

Compositores: Kenny Loggins e Dean Pitchford
Produtores: Kenny Loggins e Lee DeCarlo
Intérprete: Kenny Loggins
Game: Just Dance 2018

Happy

Compositor, produtor e intérprete: Pharrell Williams
Game: Just Dance 2015

Clique para ver mais opções no YouTube


Yoga

Para quem prefere atividades mais tranquilas, uma dica é praticar yôga. Também no YouTube, encontram-se vídeos e tutoriais para diferentes níveis e faixas etárias, inclusive para crianças.

Com colchonetes, é possível a pais e filhos executarem os movimentos, mesmo que nunca tenham feito yôga antes – mas com o cuidado de seguir as instruções e respeitar o nível de cada um, a fim de executar os movimentos adequados para cada corpo e evitar eventuais lesões.

A yôga promove consciência e controle corporal, concentração, força e flexibilidade. Além disso, é possível pesquisar a origem dos movimentos, permitindo uma ‘aula historiada’.”

Mariana Pereira Vilas Boas

Confira a “Saudação ao Sol”, uma das sequências básicas que pode ser executada pelos pequenos.

Mais opções de yôga para crianças


Capoeira

A brasileiríssima capoeira, além de trabalhar o corpo, é uma excelente oportunidade de interação para quando os adultos, por exemplo, têm mais de uma criança ou adolescente em casa.

Da mesma forma que a yôga, o YouTube traz vídeos e tutoriais para diferentes níveis, inclusive para iniciantes. Também são necessários cuidados com a segurança e com o espaço físico.

Os pais não devem se esquecer de adaptar o espaço e, de preferência, realizar com colchões. Além disso, é importante que os movimentos sejam executados sempre com o acompanhamento de adulto.

Outra dica é, além dos movimentos, fazer uma reflexão sobre a história e prática da capoeira, que tem que ir além e ser vista sob a perspectiva da luta antiescravagista e antirracista brasileira.”

Mariana Pereira Vilas Boas

Confira um vídeo com alguns movimentos básicos da capoeira.

Mais opções de aulas e movimentos de capoeira


Veja também

Leia mais reportagens sobre a Covid-19 no Portal CENPEC Educação.