Entrevista: família e educação

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Entrevista: família e educação

Pesquisa Educação em territórios vulneráveis
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Nesta entrevista ao programa Notícias Univesp, Hamilton Harley, um dos responsáveis pela pesquisa Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole,  apresenta os resultados de estudo com famílias moradoras em territórios de alta vulneralibidade. O objetivo da investigação é compreender como as famílias, especialmente as mães, se relacionam com a escolarização de seus filhos.

O pesquisador relata o esforço de mães de alunos de escolas públicas da periferia da cidade de São Paulo para criar um ranking entre as escolas de sua região e tentar matricular os filhos nos melhores estabelecimentos de ensino. Assista.


Esta entrevista é um dos produtos da pesquisa Educação em territórios vulneráveis
Período de realização: 2009 a 2012.
Parceiros: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fapesp 

Ementa:
O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).

A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.