-
Oficina: À vista ou a prazo?
Que tal apresentar às(aos) estudantes noções de educação financeira, trabalhando as diferenças entre pagamento a prazo e à vista? Autoria: Educação&Participação.
- Tamara Castro
Sensibilização para se distinguir os benefícios e os prejuízos de comprar a crédito.
Computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet, folhas de papel pardo.
Conscientizar-se sobre a diferença de custos dos produtos e serviços na situação de pagamento à vista ou a prazo.
Identificar os juros embutidos nas prestações de compras a crédito; saber optar pela melhor forma de pagamento.
Adolescentes e jovens
Sala de aula, sala de atividades, biblioteca, centro cultural, ou ambiente on-line.
1 encontro de 1h30 cada
O contexto atual aproximou crianças, adolescentes e jovens dos temas da educação financeira. A convivência mais próxima em razão do distanciamento social para o combate da pandemia de Covid-19, assim como a crise econômica, evidenciada pela alta dos preços dos produtos de diversos gêneros, acompanhada do aumento do desemprego passaram a ser assuntos do cotidiano da maioria.
Com isso, a importância de tratar de temas como poupança, crédito, juros, dívida tanto no ambiente familiar como na escola e em outros ambientes educativos se tornou inegável.
Desde 2018, a educação financeira é um dos temas a serem trabalhados no currículo escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que ela deve estar presente de forma transversal nas diferentes disciplinas.
Cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Na BNCC, essas temáticas são contempladas em habilidades dos componentes curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas especificidades, tratá-las de forma contextualizada.”
BNCC do Ensino Médio (MEC, 2018.)
Apesar disso, os temas da educação financeira ainda são pouco tratados na educação. No entanto, é preciso sanar essa lacuna, já que se trata de conhecimentos que ajudarão crianças, adolescentes e jovens a fazer escolhas conscientes para realizarem sonhos, planejarem o futuro e adotar atitudes responsáveis na coletividade.
Os conceitos de educação financeira devem ser trabalhados de forma transversal por todas as áreas do conhecimento na educação básica.
A abordagem transdisciplinar contribui para que o conhecimento construído extrapole o conteúdo escolar, uma vez que favorece a flexibilização das barreiras que possam existir entre as diversas áreas do conhecimento, possibilitando a abertura para a articulação entre elas. Essa abordagem contribui para reduzir a fragmentação do conhecimento ao mesmo tempo em que busca compreender os múltiplos e complexos
MEC, 2019
elementos da realidade que afetam a vida em sociedade.”
Um dia antes da oficina, que prestem atenção nas propagandas veiculadas pela TV, na internet ou em revistas ou jornais, escolham uma e anotem:
Abra a roda do dia, socializando as informações trazidas. Enquanto vão falando, registre na lousa ou numa apresentação compartilhada, conforme o quadro a seguir:
Produto | Preço à vista | Número de prestações | Valor das prestações | Preço final |
———— | ———— | ———— | ———— | ———— |
———— | ———— | ———— | ———— | ———— |
———— | ———— | ———— | ———— | ———— |
———— | ———— | ———— | ———— | ———— |
A seguir, proponha que calculem juntas(os) o preço final de cada produto, multiplicando o valor de cada prestação pelo número delas, para identificar e comparar esse valor com o preço à vista.
Dê um intervalo de tempo para a discussão e, em seguida, projete o vídeo “Eu vou levar”, da série Eu e meu dinheiro (Banco Central do Brasil):
Em seguida, proponha uma reflexão sobre a ação dos protagonistas do vídeo:
Considere que o consumo contribui para a devastação dos recursos do planeta. Chame a atenção da turma para as estratégias de vendas. Ao tomar consciência do que o marketing e o comércio fazem para vender, elas e eles terão mais subsídios para resistir às tentações do consumo e das armadilhas que aparecerem.
Porque elas podem levar ao endividamento. A pessoa tem a sensação de que as prestações são baratas, por isso fazem outras compras à prestação, aparentemente, baratas, também, e seu orçamento fica comprometido, não conseguindo pagar o que tem normalmente de gastos com casa, comida e roupa e mais as prestações. Não pagando os juros, das prestações se avolumam e a dívida se torna uma bola-de-neve, aumentando cada vez mais…
Deixe claro que algumas atitudes são mais saudáveis e trazem benefícios e sossego para as pessoas, como poupar para poder comprar à vista, comprar quando realmente se têm necessidade e após várias pesquisas de preço.
É claro que é bom ter a atitude de poupança constante, para manter uma reserva financeira, mas nem sempre essa poupança dará conta de resolver o problema que estamos enfrentando num determinado momento de nossa vida. Nesse caso, se a compra de um produto ou de um serviço for muito necessária, comprar a prazo pode ser uma opção. Em tal circunstância, é importante procurar por prestações com taxas menores de juros e associar qualidade adequada a preço.
É importante reconhecer que nossas escolhas envolvem emoção e razão e ambas devem estar equilibradas na hora do consumo. Se prevalecer a emoção, podemos tomar atitudes por impulso e momentâneas, mas, por outro lado, se formos estritamente racionais, poderemos nos privar de algo necessário ou que nos dará prazer.
Há alguns cuidados que devemos tomar quando formos consumir. Pergunte a elas e eles o que indicariam após terem assistido e discutido o vídeo e aponte outros, como os do quadro abaixo, registrando num cartaz para ficar afixado na sala ou numa apresentação compartilhada.
Terminado o debate, avalie com eles como foi a oficina:
Em grupos, poderão criar e encenar uma situação de consumo, em que apareçam as atitudes mais compatíveis com o consumo consciente.
Banco Central do Brasil: Especialistas debatem o episódio “Eu vou levar”:
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |