Prêmio Aprendizagem Solidária: Saiba como e porque participar
Webinário apresenta metodologia e tira dúvidas sobre como escolas, universidades e organizações podem concorrer a apoio formativo e financeiro de até R$ 15 mil.
A Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS) realiza nesta quinta-feira (10), das 17h às 18h, um webinário sobre essa proposta pedagógica que promove as aprendizagens a partir de ações de intervenção para resolver problemas reais de territórios e comunidades. Na ocasião, serão apresentadas experiências práticas de projetos de Aprendizagem Solidária e, quem estiver acompanhando pelas redes sociais, poderá tirar dúvidas sobre como participar do 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam, para concorrer a apoio formativo e financeiro de até R$ 15 mil.
Alexandre Isaac, assessor de relações institucionais do CENPEC Educação e coordenador da RBAS;
Katia Gonçalves Mori, doutora em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e consultora da RBAS;
Sofia Carvalho, Presidenta e da Associação Movimento Futuro;
Isabella Alchorne, Vice-Presidenta e da Associação Movimento Futuro;
Caique Rosalino, estudante e criador do Canal Ofamosokik;
María Luna Kelly, coordenadora do Programa de Disseminação da Aprendizagem Solidária no Brasil pelo Centro Latinoamericano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS).
A mediação será feita por Valdir Silva, coordenador de relações institucionais do Instituto Singularidades.
Para Alexandre Isaac, assessor de relações institucionais do CENPEC Educação e coordenador da RBAS, a pandemia da Covid-19 amplia a necessidade de se fortalecer as ações educativas de solidariedade realizada por diferentes instituições.
“O momento que o Brasil vive é dramático e tem causado enormes impactos na saúde pública, econômicos e sociais, em especial para os mais vulneráveis. Nesse contexto, a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária busca fortalecer a atuação de escolas, universidade e organizações da sociedade civil que chegam aos mais diferentes territórios com propostas transformadoras”
Alexandre Isaac, assessor de relações institucionais do CENPEC Educação e coordenador da RBAS
Experiências que transformam
Existem várias nomenclaturas ao redor do mundo para definir essas práticas educativas que propõe uma educação para além dos muros: Aprendizagem Solidária, Aprendizagem e Serviço Solidário, Voluntariado Educativo, Service Learning, entre outras. No Brasil, a Aprendizagem Solidária guarda forte correlação com os princípios da Educação Integral, pois promove o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens e a articulação entre diferentes equipamentos públicos e espaços educativos.
Para identificar, reconhecer e valorizar essas práticas, foi lançado em 25 de agosto o 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam. Organizações da Sociedade Civil, instituições de ensino superior e escolas de todos os níveis e modalidades da Educação Básica, públicas ou privadas, podem se inscrever até o dia 5 de outubro pelo site do Prêmio.
Os três projetos ou experiências melhores avaliados em cada uma das quatro categorias receberão apoio financeiro no valor de até R$ 15 mil e apoio formativo, para potencializar e ampliar suas ações de aprendizagem e de solidariedade para e com a comunidade. O Prêmio é também uma oportunidade para trocar experiências e inspirar outros projetos no Brasil e até no exterior. Os primeiros colocados de cada categoria poderão participar do Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária, que será realizado na cidade de Buenos Aires (Argentina) em agosto de 2021, para compartilhar experiências com iniciativas de Aprendizagem Solidária de toda América Latina.
Assista ao vídeo com informações sobre o 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam
O 1º Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com apoio do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS) e coordenação técnica do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), do Instituto Singularidades, do Movimento Futuro, da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil, da Mori Educação e do CLAYSS.
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