Três infográficos sobre o Novo Ensino Médio

-

Três infográficos sobre o Novo Ensino Médio

Iniciativa busca esclarecer dúvidas, explicar as mudanças e elucidar o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Em parceria com o Porvir, o Movimento pela Base Nacional Comum lançou agora em abril três infográficos que esclarecem dúvidas gerais sobre o Novo Ensino Médio e buscam explicar como as mudanças vão funcionar na prática, além de elucidar qual o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nessa nova configuração e implementação nas escolas brasileiras.

A série foi construída a partir de documentos oficiais sobre a proposta divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e passa por aspectos que vão desde o impacto da mudança nas vidas dos estudantes até direções para sua implantação.

Empreendedorismo, intervenção e itinerários

Além do aumento da carga horária, uma novidade que chama a atenção é o enfoque em empreendedorismo, mediação e intervenção sociocultural: com a implementação da BNCC, os alunos podem escolher itinerários entre as disciplinas, divididas nas áreas de matemática e suas tecnologias; linguagens e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas, além da formação técnica e profissional.

“A lei parte de uma concepção interessante, de aumentar o protagonismo dos jovens na sua formação, permitindo que, além dos conhecimentos comuns a todos, escolham itinerários formativos específicos” comenta Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do CENPEC. Essa mudança, na opinião de Franco, contribui também para o combate à desigualdade, buscando caminhos para diminuir a disparidade no ambiente escolar.

Confira aqui os infográficos


Foto: Reprodução (Dênio Simões/Agência Brasília).