CENPEC Educação amplia e fortalece governança para 2020

-

CENPEC Educação amplia e fortalece governança para 2020

Assembleia de Associados elegeu ainda um novo Conselho Fiscal, ampliando sua composição

O Conselho de Administração do CENPEC Educação reelegeu, em reunião realizada no final de abril, Anna Helena Altenfelder para a presidência do órgão colegiado para o triênio 2020-2023.

A Presidente do Conselho atua há mais de quinze anos no CENPEC Educação, tendo exercido as funções de superintendente, pesquisadora, formadora, autora de materiais de orientação para professores e gerente de projetos. Em 2017, a pedagoga, mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi eleita Presidente do Conselho de Administração, com a missão de com a missão de diversificar e fortalecer a estrutura de governança do CENPEC Educação.

“É com muita alegria que recebo a responsabilidade de seguir conduzindo o Conselho de uma organização com mais de 30 anos de serviços prestados à educação pública brasileira, ainda mais tendo sido reeleita por um grupo de conselheiros tão qualificado e comprometido com a vida pública do país” afirma Anna Helena.

A Presidente destacou ainda algumas conquistas importantes de último período à frente do Conselho e os desafios que terá pela frente. “Em 2018, conseguimos ampliar, diversificar – e com isso fortalecer – nosso Conselho de Administração, que passou a contar com oito conselheiros, além de uma conselheira temporária, representando a Assembleia de Associados” relembra.

Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação.

“Neste momento de aguda crise de saúde pública e econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, que tende a acirrar nossas desigualdades e desvelar diversos outros problemas sociais do pais, nossa missão histórica se faz fundamental. Espero poder fortalecer ainda mais a participação do Conselho do cotidiano do CENPEC.”

Anna Helena Altenfelder

Anna Helena, Maria Alice Setubal, uma das fundadoras da organização e atual presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e da Fundação Tide Setubal; e Isa Maria Guará, diretora da Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente (Neca), foram reeleitas para o cargo de conselheiras pela Assembleia de Associados realizada no mesmo mês, alguns dias antes da reunião de Conselho de Administração.

Na ocasião da reunião ordinária, também foi escolhida uma nova representante dos associados junto ao Conselho de Administração. Por aclamação, Ana Lucia Lima foi eleita para o cargo, que nos últimos dois anos havia sido desempenhado pela professora da PUC-SP Aldaíza Sposati.

Ana Lúcia Lima.

Ana Lucia Lima é economista, foi diretora do Ibope Pesquisa de Mídia e Diretora Executiva do Instituto Paulo Montenegro. Atualmente é sócia proprietária da Conhecimento Social – Estratégia e Gestão e cofundadora e consultora institucional de Rede Conhecimento Social. É também sócia-fundadora do Todos Pela Educação, membro do grupo coordenador da Rede de Leitura e Escrita de Qualidade para Todos e de conselhos consultivos de diversas organizações do terceiro setor.

Veja aqui a composição da governança do CENPEC Educação

Conselho Fiscal

A Assembleia de Associados do CENPEC Educação elegeu ainda um novo Conselho Fiscal, ampliando sua composição para três membros. Por unanimidade, o conselheiro Reginaldo José Camilo, diretor da Fundação Itaú para Educação e Cultura, foi reconduzido ao cargo. Foram eleitos ainda os conselheiros Marcel de Almeida Fukayama, co-fundador do Sistema B Brasil, diretor-executivo do Sistema B Internacional e co-fundador da Din4mo; e Rodolfo Henrique Fischer, experiente executivo, idealizador do Projeto Anna Laura Parques Para Todos, mantenedor da Associação Tia Anita, Presidente do Conselho da Associação Comunitária Despertar e representante sênior do International Capital Markets Association.


Arte: Marco Antonio Vieira