A responsabilidade civil na educação, com Alexande Isaac

-

A responsabilidade civil com o ensino

O programa Conexão Futura recebe Alexandre Isaac, do CENPEC Educação para debater o cenário da educação brasileira

O programa Conexão Futura, projeto social de comunicação do Canal Futura, parceiro do CENPEC Educação, discutiu a responsabilidade civil na educação brasileira. O debate contou com a presença do assessor de relações institucionais Alexandre Isaac e do vereador Reimont Santa Bárbara (PT-RJ). O programa foi ao ar no dia 24 de julho.

As organizações da sociedade civil (OSCs) organizadas em prol da educação também foram tema entre os convidados. Além de apresentar a história e atuação do CENPEC Educação, com iniciativas como o Prêmio Itaú-Unicef, Isaac comentou sobre participação política e mobilização popular em tempos de hostilidades contra a ciência e a educação.

Isaac comentou sobre a participação de brasileiros na vida política e na educação do país. Para ele, a democracia brasileira é recente, o que dificulta a execução da responsabilidade perante a educação, como estabelecida na Constituição (quadro abaixo).

Artigo 205 | Constituição Federal de 1988:
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O programa ainda apresentou a iniciativa Todos Pela Educação, parceira do CENPEC Educação, também formada pela sociedade civil, sem fins lucrativo e com propósitos de melhorar a qualidade e a equidade da educação básica no País.

Veja o debate na íntegra

Leia também: