Trabalho coletivo no foco de Raízes e Asas

-

Trabalho coletivo no foco de Raízes e Asas

Vídeos integrantes da coleção Raízes e Asas (CENPEC, 1995)

O trabalho coletivo sustenta a ação pedagógica centrada em um projeto de escola. Nele todos têm que estar juntos para decisões de um bem comum. Para que haja participação efetiva de todos, devem haver espaço para expressão das diferentes opiniões e visões sobre as questões que envolvem a coletividade.

A articulação de esforços é um caminho importante para o desenvolvimento profissional dos professores e para a aprendizagem dos estudantes. O papel de um coordenador é fundamental para ajudar o grupo a chegar a um consenso que não ignore o conflito, mas busque soluções reais.


Sobre Raízes e Asas

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Iniciativa: Cenpec 
Período: 1993 e 1998
Apoio: Itaú, Ministério da Educação – MEC e UNICEF
Objetivo:
Colaborar para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, garantindo o sucesso escolar dos alunos e das alunas na escola pública, mediante o apoio técnico e profissional a escolas e profissionais da educação com participação da comunidade.

A iniciativa deu origem à coleção disponibilizada agora para download. A publicação parte do pressuposto de que a educação escolar não é tarefa solitária. Dessa forma, propõe o trabalho articulado e coletivo entre professores, coordenadores e gestores para garantir uma atuação pedagógica integrada, consistente e coerente. Para isso, discute caminhos e alternativas para a concretização do projeto político pedagógico da escola.


ACESSE AS PUBLICAÇÕES RAÍZES E ASAS