Educação Integral: Guia de Referência

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Educação Integral: Guia de Referência

CENPEC. Guia de referência em educação integral. São Paulo, 2000.

A perspectiva de educação integral está relacionada ao ideal de formação humana voltada à cidadania. Nesse sentido, a educação é considerada como um dos principais instrumentos de combate às desigualdades e de transformação social. No Brasil contemporâneo, esse ideal se alia à luta por uma educação pública de qualidade para todos.

Esta publicação busca subsidiar reflexões sobre educação integral, tanto em relação ao conceito como às condições de concretização dessa perspectiva. Essas reflexões têm como premissas a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), que, por um lado, prevê a ampliação progressiva da jornada escolar para tempo integral (arts. 34 e 87). Por outro, essa legislação valoriza a parceria da escola com instituições educacionais em contraturno (art. 3, item 10).

Este Guia de referências traça um percurso histórico desse conceito, a fim de sinalizar perspectivas para o presente. Além disso, apresenta as várias correntes interpretativas sobre essa perspectiva.

CENPEC. Guia de referência em educação integral. São Paulo, 2000.


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