Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil vão até 31/05

-

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil vão até 31/05

Concurso reconhece e valoriza práticas pedagógicas de docentes da escola pública que contribuem para os processos de ensino e aprendizagem. Participe

Lançado na última segunda-feira (15/04) em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação (MEC) em Brasília, o Prêmio Professores do Brasil está com inscrições abertas até dia 31/05. A proposta é reconhecer e divulgar experiências pedagógicas de professores de escolas públicas que contribuem para melhorar os processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. Assista ao vídeo.

Faça sua inscrição

Criado em 2005, o Prêmio contempla professores de todas as etapas da educação básica. Em 2019, na 12ª edição, são seis categorias: creche; pré-escola; ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental); 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; 6º a 9º ano; e Ensino Médio.

O professor que deseja concorrer deve se inscrever pelo portal oficial enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com os alunos nos anos letivos de 2018 e 2019, com resultados comprovados até o final das inscrições.

O relato será avaliado e poderá ser selecionado nas etapas estadual, regional e nacional do concurso. Os vencedores nacionais ganham premiação em dinheiro e uma viagem em missão de estudo.

Além das seis categorias, há também as temáticas especiais, com enfoques em áreas como esporte, uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) e educação empreendedora. Confira no infográfico.

Infográfico do Prêmio Professores do Brasil - Temáticas Especiais.
Fonte: Prêmio Professores do Brasil (portal). Clique para ampliar.

Clique aqui para se inscrever

Acesse o regulamento

Contribuição e reconhecimento

A cerimônia de lançamento contou com as presenças do secretário de Alfabetização, Carlos Nadalin; da coordenadora de Valorização, Saúde e Bem-estar dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica, Mara Ewbank; da professora Vandete Pereira Lima, vencedora da 11ª edição nas categorias alfabetização e temáticas especiais; e de representantes das instituições parceiras do Prêmio.

Desde 2015, quando em sua 9ª edição, o Professores do Brasil conta com a coordenação técnica do CENPEC. “O Prêmio Professores do Brasil é feito por muitas mãos. Ele tem início na aprovação, a cada ano, pelo Ministro da Educação, e, a partir daí, são muitas as ações que desenvolvemos. Começamos pelo regulamento e acordos de cooperação técnica (…). Tudo deu certo até aqui porque pudemos contar com o empenho, compromisso e responsabilidade de todos”, disse Mara Ewbank à Undime, ao destacar as contribuições dos diferentes parceiros.


Foto: Reprodução/Undime.