Literatura e juventudes: como aproximar jovens do universo literário?

-

Literatura e juventudes: como aproximar jovens do universo literário?

Como aproximar os(as) jovens do universo literário? Assista ao vídeo realizado pelo Programa Escrevendo o Futuro

O dia 12 de agosto é dedicado às juventudes. A data foi definida na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, durante Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal. Para celebrar e destacar a importância de se pensar o papel das juventudes no mundo contemporâneo e na construção de novas formas de ser e viver, destacamos o vídeo realizado pelo Programa Escrevendo o Futuro com o educador, historiador e rapper Fabiano Ramos.

Fabiano nos convida a pensar como a escola e os(as) educadores(as) podem construir caminhos de diálogo entre as culturas juvenis e a literatura. Entre as questões discutidas estão: de que juventudes estamos falando? Como a escola pode aproximar meninas e meninos do universo literário? Que situações e atividades promovem experiências literárias significativas e prazerosas aos jovens?

Escrevendo o Futuro: Juventudes e literatura

O educador destaca a importância da seleção de obras e da abordagem que se faz delas para que crianças e jovens de diferentes perfis se sintam representados. O fio condutor que vem por parte da mediação escolar precisa mergulhar no universo dos estudantes, valorizar suas referências culturais e artísticas. “É muito importante entender o repertório que eles já trazem”, ressalta. Além das questões da representatividade, do pertencimento e da mediação, o educador discute o papel do protagonismo e do planejamento das atividades, além de compartilhar experiências inspiradoras.

Acesse o Portal Escrevendo o Futuro


Veja também