Temáticas
Procure por

Desafios da alfabetização no pós-pandemia

Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças na idade certa

Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial

Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes

Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental

Investidores Fundação Volkswagen Fundação Estudar Instituto HSBC Solidariedade Parceiros Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Objetivo Melhorar a qualidade… Leia mais >

Concurso Cultural Infantil Magazine Luiza

Investidor Magazine Luiza Objetivo Prestar assessoria educacional e elaborar material de apoio para o desenvolvimento do Concurso Cultural Infantil, promovido pelo Magazine Luíza em escolas públicas localizadas em municípios… Leia mais >

Ensino que vale

Investidor Fundação Vale do Rio Doce Parceria Fundação Pitágoras Objetivo Capacitar educadoras(es) do ensino fundamental para uma gestão integrada da aprendizagem e preparar gestoras(es), técnicas(os) escolares e docentes para… Leia mais >

Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >

Aceleração de Aprendizagem 1ª a 4ª séries

Investidores Banco Mundial e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de estudantes com defasagem idade-série nos anos iniciais do ensino… Leia mais >

Estratégias de leitura na alfabetização

Como as crianças aprendem as relações entre a fala e a escrita na alfabetização? E como apoiar esse processo?

Assessoria ao Projeto Crê-Ser

Investidor Ação Comunitária do Brasil – SP. Objetivo Capacitar os responsáveis pela gestão e pela área técnico-pedagógica do Projeto Crê-Ser tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento… Leia mais >

Leitura e Escrita: Letra Viva

Investidores Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Itaú Leasing, DPZ Propaganda, Indústria de Papel Simão S.A. Parceiro Editora Formato Objetivo Aprimorar a alfabetização na escola pública e… Leia mais >

Contação de história para trabalhar oralidade e combater preconceito linguístico

Plano de aula para ensino fundamental II do Escrevendo o Futuro propõe desenvolver a espontaneidade da oralidade

E se todo dia fosse dia de literatura negra feminina?

Conheça iniciativas que buscam potencializar novas narrativas de mulheres negras e fazê-las se reconhecerem como escritoras

Desenhando histórias

Que tal articular práticas de “corpo e consciência” e de contação de histórias com base em ilustrações? Confira na oficina!

Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização

Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem

O imaginário de todas(os) nós

O saudoso escritor Jorge Miguel Marinho louva o imaginário como “força criadora” que nos leva a “prenunciar realidades possíveis e impossíveis”.

Acompanhe a grande final!

Durante evento on-line, que conta com a participação de Geni Guimarães, serão anunciados os(as) vencedores(as) da 7ª edição da Olimpíada

Olimpíada de Língua Portuguesa: aprendizados e afetos em etapa semifinalista

Em sua 7ª edição, OLP inaugura versão on-line reunindo estudantes e docentes de todo o Brasil

Tirando de Letra: professor(a) e estudante, parceria especial

Dois novos vídeos sobre alfabetização revelam a importância das(os) educadoras(es) na mediação com o aprendizado

1 2 7