3 de dezembro: Dia de Doar

-

3 de dezembro: Dia de Doar

Pela primeira vez, o CENPEC Educação participa desta celebração mundial que conecta pessoas a projetos de transformação social

Hoje, 3 de dezembro, o Brasil se mobiliza em torno do Dia de Doar. Trata-se de uma campanha que promove a cultura da doação, conectando pessoas a projetos de transformação social. A iniciativa celebra o ato de doar como um hábito de generosidade e solidariedade, a ser cultivado por sua importância na melhoria da vida de milhões de pessoas. 

Esta campanha mundial, que conta com a participação oficial de 55 países e realiza ações em mais de 190 nações, vem na sequência de datas comerciais como a BlackFriday e a CyberMonday. Conhecido no exterior pela hashtag #GivingTuesday (“terça-feira da doação”), o Dia de Doar é realizado no Brasil desde 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos.

Dia de Doar: vídeo oficial da campanha.

Doar pela melhoria da educação pública brasileira

Este é o primeiro ano em que o CENPEC Educação participa da iniciativa. Premiado como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, por sua transparência e gestão, o CENPEC Educação, há mais de três décadas, atua na melhoria da educação básica pública brasileira.

Para isso, desenvolve programas e projetos de formação continuada de professores e elabora materiais e tecnologias educacionais que apoiam seu trabalho em sala de aula. Além disso, desenvolve pesquisas e atua no monitoramento das políticas públicas educacionais, a fim de combater as desigualdades nesse campo e garantir o direito à educação de qualidade para todos e todas.

Para colaborar, você pode fazer contribuições usando cartão, débito em conta ou boleto, ou doar cupons fiscais no Programa Nota Fiscal Paulista. O passo a passo já está no ar, e a doação pode ser feita em qualquer dia e em qualquer momento.

Apoie a educação pública, laica, gratuita e de qualidade para todos.
Participe do Dia de Doar! Clique aqui


Como participar da campanha

Você pode colaborar de diversas formas: doando ou divulgando a campanha, a fim de estimular a participação de pessoas, empresas, fundações etc. Para apoiar, divulgar e tornar pública a doação, compartilhe a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.

O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil (OSCs), por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia. No Brasil, a iniciativa é organizada pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), em parceria com a Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica.

Mais sobre o Dia de Doar

Veja também

CENPEC Educação entre as 100 Melhores ONGs do Brasil

Pesquisa: Desigualdades socioespaciais e escolares

Currículo em Debate: Direito à educação

Direitos das juventudes e socioeducação