Caderno 1: Direito à educação

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Caderno 1: Direito à educação

Coleção Currículo em Debate: reorientação curricular do 6º ao 9º ano

O primeiro caderno da coleção Currículo em Debate, projeto desenvolvido em escolas públicas de Gioás, traz a discussão sobre tema fundamental: o direito à educação e a importância da organização curricular de conteúdos a serem trabalhados na escola para garantia desse direito.

Para isso, apresenta artigos teóricos, entrevistas, relato de experiência e a análise de dados coletados pelas escolas com pais, alunos, professores e gestores de unidades escolares estaduais.

CENPEC; Secretaria do Estado da Educação de Goiás. Direito à educação: desafio da qualidade. Goiânia, 2005. (Coleção Currículo em Debate: reorientação curricular do 6º ao 9º ano, Caderno 1.)

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Sobre Currículo em Debate

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Parceria: CENPEC / Secretaria de Educação do Estado de Goiás / Universidades locais
Período: 2004 a 2006
Objetivo:
Esta coleção documenta a reorientação curricular do ensino fundamental do 6º ao 9º ano das escolas públicas do estado de Goiás desenvolvido de 2004 a 2006. A produção contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, de universidades locais e do Cenpec, numa atuação conjunta e integrada.

Este processo participativo, que apresenta como perspectiva a ampliação do direito à educação, se propôs a elevar os níveis de acesso e terminalidade no Ensino Fundamental e a reorientar o currículo tornando-o cada vez mais um instrumento de emancipação dos adolescentes e jovens que frequentam as escolas públicas.

Privilegia-se a discussão sobre:
• a necessária relação entre o currículo e as práticas culturais presentes nas localidades onde estes jovens estão inseridos;
• a contribuição dos conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo escolar para a compreensão mais elaborada do mundo;
• a importância das práticas de leitura e produção de textos, desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento para ampliação dos níveis de letramento dos alunos, visando à sua inserção social como cidadãos.