Cenpec entre as 100 Melhores ONGs do Brasil

-

Cenpec entre as 100 Melhores ONGs do Brasil

Reconhecimento ocorre em premiação do Instituto Doar e FGV realizada na última segunda-feira (18), em São Paulo
Selo das 100 Melhores ONGs 2019

O CENPEC Educação foi reconhecido como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2019. A premiação, oferecida pelo Instituto Doar, agência O Mundo que queremos e Rede Filantropia, em parceria com a Fundação Toyota, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Fundação Getúlio Vargas (FGV), aconteceu na última segunda-feira (18), no Teatro J. Safra, em São Paulo (SP).

O grupo de 100 organizações não governamentais destaca-se pela transparência e gestão e foi selecionado após análise, por parte da FGV, de dezenas de critérios, agrupados em cinco grandes temas transversais:

  1. Causa e Estratégia de Atuação;
  2. Representação e Responsabilidade;
  3. Gestão e Planejamento;
  4. Estratégia de Financiamento;
  5. Comunicação e Prestação de contas;

Melhores práticas

O processo iniciou-se em abril/2019, com a inscrição realizada pelas organizações no site melhores.org.br e um roteiro de perguntas que atendiam aos cinco temas transversais.

Houve duas fases de seleção, em um processo que, segundo os organizadores, também funciona pedagogicamente, já que as informações solicitadas e o próprio roteiro servem de orientação para a adoção de melhores práticas no terceiro setor.

Representantes das 100 Melhores ONGs de 2019, na cerimônia realizada em São Paulo. Pessoas levantando os troféus 100 Melhores ONGs.
Representantes das 100 Melhores ONGs de 2019, na cerimônia realizada em São Paulo.

O Brasil tem hoje mais de 230 mil organizações da sociedade civil em atuação, segundo a última edição do Censo de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (FASFIL), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a premiação das 100 Melhores ONGs, que chega à sua terceira edição, o Instituto Doar busca identificar as que podem servir de inspiração às demais e ampliar a cultura de doação no País, em especial àquelas reconhecidas por seu trabalho.

“Em seus mais de 30 anos de história, o CENPEC Educação é e sempre foi reconhecido pela excelência e qualidade de seus projetos, de suas pesquisas e pela produção de conhecimento”, comenta Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração, que recebeu o prêmio pelo CENPEC Educação na cerimônia do dia 18.

Milena Dantas e Anna Helena Altenfelder.
Anna Helena Altenfelder (à dir.) e Milena Dantas.

Receber um prêmio como este, que aponta que estamos entre as 100 melhores ONGs nos quesitos gestão e transparência, para nós, é muito importante como parte de nosso planejamento estratégico de aprimorar cada vez mais nossos processos de gestão e de sermos cada vez mais transparentes em todas as nossas ações.”

Anna Helena Altenfelder

Esta foi a primeira vez, desde que foi criado, em 2017, que o prêmio tem a participação de organizações de todos os estados brasileiros. O dado refletiu-se no número de inscrições, que passou de 675 em 2018 para 757 neste ano – um aumento de 12%.

“Quando apontamos, por meio do prêmio, quais entidades têm-se destacado na gestão de recursos, estamos certificando que é seguro doar e incentivando outras entidades a seguirem modelos transparentes de gestão”, diz Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar.

Veja a lista completa das melhores ONGs

Saiba mais


Fotos: Gustavo Paiva.