Inscrições abertas para três cursos gratuitos

-

Inscrições abertas para três cursos gratuitos

Mobilização de recursos, Educação e proteção social e Busca Ativa Escolar na prática qualificam parcerias e profissionais de organizações sociais, escolas públicas e gestão municipal

Estão abertas as inscrições para dois cursos no Portal CENPEC Educação: Mobilização de recursos: conquistar e manter e Educação e proteção social: articular para garantir direitos. Ambos são gratuitos, foram produzidos em parceria pelo CENPEC Educação e Itaú Social e são de autoria e oferecimento do Prêmio Itaú-UNICEF.

Qualificar parcerias

Mobilização de recursos tem a proposta de contribuir para que organizações da sociedade civil (OSCs) aperfeiçoem seus relacionamentos com parceiros financiadores, a fim de que ambos se reconheçam como agentes de transformação social.

O curso tem carga horária de 24 horas, conta com a facilitação de um(a) mediador(a) e está dividido em cinco módulos gradativos, com atividades coletivas e individuais a serem entregues em prazos determinados e que possibilitam qualificar a atuação dos parceiros para além do aporte financeiro.

O público-alvo é constituído, sobretudo, por profissionais que atuam nas OSCs, como gestores administrativos, coordenadores de projeto e captadores de recursos, mas quaisquer pessoas interessadas em se qualificar na área podem participar.

Educação com proteção

Também dividido em cinco módulos disponibilizados gradativamente e voltado a profissionais de OSCs – que atuem tanto na equipe pedagógica quanto na gestão –, bem como a educadores de escolas públicas, Educação e proteção social tem como objetivo favorecer a compreensão dos diferentes atores envolvidos nas duas áreas.

Dessa maneira, o curso busca contribuir para articulações no território onde crianças, adolescentes e jovens vivem, visando a garantir seu direito a um desenvolvimento integral.

Tal como Mobilização de recursos, o curso também é mediado e requer a realização de atividades individuais e coletivas, com carga horária de 24 horas. Além disso, é necessário elaborar e compartilhar textos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Outros públicos também podem realizar a formação.

Faça sua inscrição

Ambos os cursos exigem disponibilidade de pelo menos quatro horas semanais para estudar, interagir com o(a) mediador(a) e com o restante da turma, além de e-mail de fácil acesso e familiaridade com ferramentas e funcionalidades da internet, como baixar arquivos, responder a questionários e abrir links.

As inscrições dos dois cursos ficam abertas até à próxima terça-feira (29), e as turmas se iniciam na quarta-feira (30).

1. Caso ainda não tenha feito, preencha seu cadastro no Portal CENPEC Educação, na nossa home.

Imagem de como realizar cadastro no Portal CENPEC Educação.

2. Faça seu login no botão “Entrar” na home, vá à página do curso de sua preferência e confirme sua inscrição, até o dia 29 de outubro.

3. Acompanhe as aulas, interaja com colegas e mediador(a) e realize as atividades, a partir do dia 30 de outubro.

Inscreva-se no curso Mobilização de recursos: conquistar e manter

Inscreva-se no curso Educação e proteção social: articular para garantir direitos

Contra a exclusão escolar

Outro curso gratuito que está com inscrições abertas é o Busca Ativa Escolar na prática. A proposta é qualificar o trabalho de gestores e técnicos municipais quanto à garantia do direito de crianças e adolescentes à educação.

Além disso, o curso contribui para a implementação da Busca Ativa Escolar, estratégia que tem o objetivo de apoiar estados e municípios no enfrentamento da exclusão escolar.

Autoformativo e dividido em módulos, o Busca Ativa Escolar na Prática está aberto na plataforma Google Sala de Aula e é estruturado de acordo com as funções desempenhadas por cada ator na Busca Ativa: gestor(a) político(a); coordenador(a) operacional; supervisores institucionais; técnicos verificadores; e agentes comunitários. Assista ao vídeo.

Os módulos podem ser trilhados a qualquer tempo e contam com vídeos, animações, estudos de caso, cards e infográficos, que ajudam a aprimorar o conhecimento sobre a estratégia. Assista ao vídeo.

Conheça o curso e faça sua inscrição