Perambular e Brincar: assista à websérie

-

Perambular e Brincar: assista à websérie

Os escritores Selma Maria e José Santos perambulam pelas infâncias brasileira e portuguesa nesta série de vídeos do Sesc Digital

Perambular: andar sem destino, vaguear, divagar, flanar. É o espírito andarilho, aventureiro e curioso, que anima a série de vídeos disponibilizada na plataforma do Sesc Digital desde outubro. Inspirada na exposição Perambular, a websérie traduz a pesquisa da escritora Selma Maria Kuasne e do poeta José Santos sobre brincadeiras, pessoas, palavras e coisas que transitam entre Brasil e Portugal.

Selma e José se conheceram em Lisboa, onde trabalharam no Colóquio de Literatura Infanto juvenil dos países de língua portuguesa, organizado pela Universidade de Lisboa. Desde lá, desenvolveram vários trabalhos na área da lusofonia. A produção audiovisual, desenvolvida em parceria com o Sesc, é fruto de quase 10 anos de perambulagem da dupla por aldeias e sertões em busca de antigos e novos brinquedos, brincantes, histórias, quadrinhas, vídeos e sons. Nesse trânsito geográfico, revelam-se muitas aproximações e também a diversidade que caracteriza a cultura lúdica desses países.

Sesc Jundiaí - A exposição Perambular traz brinquedos,... | Facebook
Exposição Perambular no Sesc Jundiaí (SP). Foto: reprodução

A princípio, essas andanças deram origem à exposição Perambular, que passou por algumas unidades do Sesc no interior paulista. Em razão da pandemia, agora ela se transformou na websérie Perambular e Brincar Brasil-Portugal, organizada em cinco episódios: Brinquedo-Movimento, Brinquedo-Natureza, Brinquedo-Geografia, Brinquedo-Palavra e Brinquedo-Amizade.

Assista!

A seguir, Selma Maria conta um pouco sobre o projeto:

Uma palavra que unifica estes vídeos é a palavra gambiarra, que é um jeito de se construir coisas e brinquedos compostos de materiais inusitados e que é a marca deste tipo de brincar que une a imaginação e o fazer curioso das mãos. A gambiarra presente nos brinquedos do acervo que compõe a exposição migrou para o fazer desta websérie nas invenções construtivas que a animação (na técnica tão manual do table top) do quadro a quadro proporciona. Com ela, bonecos dançam, baleias nadam, andorinhas trazem a primavera.”

Selma Maria Kuasne

A adaptação para a linguagem audiovisual foi um trabalho a seis mãos: além de Selma e José, teve a participação da artista visual Hellena Kuasne Anderson, filha da escritora. “Somos três autores deste projeto. Cada um pensou como esse conteúdo da exposição poderia trazer com histórias e materiais para as educadoras e os educadores trabalharem as várias disciplinas com as quais esta websérie dialoga: Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Artes, Física (construção de brinquedo-movimento) etc.”, revela Selma.


Sobre os autores

Selma Maria. Foto: reprodução
Selma Maria. Foto: reprodução

Selma Maria Kuasne é escritora, multiartista, pesquisadora de brinquedos, curadora de exposições e educadora. É autora de 20 livros para crianças, que ganharam editais de incentivo à leitura, como PNBE, PNLD, PNAIC, PROAC-SP, Itaú-Criança, e selecionados para o catálogo da Bologna Children’s Books Fair. Entre seus títulos estão: Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos; ABRACADAPALAVRA; Brinquedos miúdos e graúdos nascidos da barriga da língua portuguesa; ABC da água” são alguns deles.

Desde 2006, faz curadoria e concebe exposições interativas para crianças com os temas literatura e brinquedos. Meninos Quietos, As Palavras e o Mundo e Perambular são algumas delas. É roteirista e diretora da websérie Perambular e Brincar Brasil-Portugal, com o poeta José Santos. Todos esses projetos foram realizados em parceria com o Sesc- SP.

José Santos. Foto: reprodução
José Santos. Foto: reprodução

José Santos escreve livros para crianças e jovens.  Já publicou mais de 50 títulos, entre eles Rimas da floresta, Lá e cá, Maluquices musicais e Futebolíada (estes dois em coautoria com Eloar Guazzelli). Já foi premiado no Jabuti, na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e no Retratos da Leitura no Brasil. Vários de seus livros já foram selecionados para o catálogo da Bologna Children’s Books Fair e para programas do Ministério da Educação (MEC).

Trabalha com temas da cultura popular do Brasil e de Portugal. É criador de vários projetos literários que envolvem as infâncias luso-brasileiras. Participou como curador das exposições Lá e Cá, Livros Viajantes e Perambular, além da websérie Perambular e Brincar como diretor e roteirista.

Hellena Kuasne Anderson. Foto: reprodução
Hellena Kuasne Anderson. Foto: reprodução

Hellena Kuasne Anderson é artista visual, figurinista e cenógrafa formada na SP Escola de Teatro. É criadora e estilista na marca de roupa sem gênero Meninê. Participa como estilista, com a oficina on-line de roupas não binárias, no projeto À minha mãe e meu pai com orgulho, criado em 2020 pelo Sesc Santo André (SP). Trabalha como assistente da artista plástica Cinthia Marcelle, com quem esteve em montagens no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Galeria Vermelho (São Paulo-SP), no Museu de Arte Moderna de San Francisco (SPMOMA), nos Estados Unidos, e na Bienal de Veneza. Na websérie Perambular e Brincar, concebeu os cenários, figurinos e direção de arte.


Veja também