CE e SP vencem Prêmio Respostas para o Amanhã

-

CE e SP vencem Prêmio Respostas para o Amanhã

Duas propostas são de escolas localizadas na cidade cearense de Cascavel, e a terceira é de Franca, no interior paulista

Por Suzana Camargo

Os vencedores da 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, escolhidos pela banca julgadora da premiação e pelo Júri Popular, foram divulgados hoje (30/09). 

As três equipes vencedoras nacionais são as das escolas EEMTI Marconi Coelho Reis e EEM Ronaldo Caminha Barbosa, ambas de Cascavel (CE); e a EEEE Angelo Scarabuc, de Franca (SP).

Já as três eleitas pelo Júri Popular são a IEE Guilherme Clemente Koehler, de Ijuí (RS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém; e Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, de Manacapuru (AM).

Com coordenação técnica do CENPEC Educação, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa global da área de Cidadania Corporativa da Samsung que tem como premissa promover a educação para as futuras gerações.

O Prêmio estimula e apoia projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por alunos do Ensino Médio de escolas públicas, com orientação de professores, que objetivem solucionar problemas reais nos territórios onde vivem os participantes.

Os projetos campeões nacionais foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por: Samsung; CENPEC Educação; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Ministério da Educação (MEC); Organização de Estados Ibero-americanos (OEI); Universidade de São Paulo (USP); e movimento Todos pela Educação.

Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, destaca o fato de o Prêmio ter atraído inscrições de várias partes do País e a importância das propostas ganhadoras.

Os três vencedores apresentaram soluções que ajudam no desenvolvimento das comunidades onde vivem, promovendo soluções realmente inovadoras em benefício da população. Alunos e professores estão de parabéns.”

Isabel Costa, da Samsung Brasil

Para Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do CENPEC Educação, os projetos chamam a atenção pela qualidade técnica e diversidade de problemas que buscam endereçar. “Meus parabéns a todos os estudantes e professores das equipes premiadas. Estamos certos de que as iniciativas de vocês servirão de inspiração para todo o País”, comenta.

Num momento em que o Ensino Médio brasileiro se vê diante da necessidade de se repensar, essas escolas públicas mostram um caminho possível para integrar os conhecimentos curriculares com uma formação ética e cidadã, que promove o diálogo entre a escola e o seu entorno.

Mônica Gardelli Franco, do CENPEC Educação

O projeto da Escola Estadual Professora Maria das Dores Brasil, de Boa Vista (RR), recebeu menção honrosa. Os alunos trabalharam no combate às larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus. Conheça, abaixo, detalhes sobre os projetos vencedores.

Vencedores pela comissão julgadora

1º lugar: EEMTI Marconi Coelho Reis – Cascavel (CE)

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas

Com amido, glicerol e água na composição, é retirada da folha de goiabeira uma substância similar à farinha. O amido e o glicerol são plastificantes e, no processo, eles são peneirados e macerados.

Cada aluno da equipe vencedora ganhará um smartphone Samsung. O professor orientador e cinco estudantes representantes também serão contemplados com uma viagem a São Paulo, em outubro de 2019, para participação da etapa regional do Prêmio Respostas para o Amanhã – América Latina.

2º lugar: EEM Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel (CE)

AGRI+: Combatendo a escassez de água e melhorando a agricultura com polímeros sustentáveis

A ideia do projeto surgiu depois que os alunos perceberam que as hortas plantadas na região não se desenvolviam adequadamente, em razão do solo salino e seco. O composto feito para resolver a questão tem cascas de manga e abacate e bagaço de cana-de-açúcar. A combinação consegue reter água no solo, e o teste foi feito durante três semanas em um cultivo de cebolinha.

Como prêmio pelo segundo lugar, um notebook da marca será entregue para cada integrante do grupo.

3º lugar: EE Angelo Scarabucci – Franca (SP)

Proteção dos pés para a cabeça: reutilização de resíduos produzidos na indústria calçadista na produção de um capacete sustentável para ciclistas

Conhecida como a “terra do calçado”, Franca abriga mais de 100 indústrias e é considerada a maior produtora de calçados masculinos do Brasil e da América Latina. As sobras dos resíduos, porém, são descartadas no aterro sanitário da cidade. Os alunos desenvolveram o protótipo de um capacete à base de materiais descartados.

Cada aluno responsável pelo projeto receberá um tablet Samsung.

Vencedores pelo Júri Popular

Os projetos receberão um troféu de reconhecimento.

Fabricação de pavimentos intertravados utilizando resíduos da reciclagem de postes de concreto em substituição parcial do agregado miúdo (areia).

IEE Guilherme Clemente Koehler (Ijuí, RS)
Prof. orientador: Luís César da Cruz de Souza

Construção de banco de filtração de água de rio em 3 estágios fabricado em cerâmica extrativada e carvão ativado oriundo de caroço de açaí.

IFPA – campus Belém (Belém, PA)
Profª. orientadora: Elza Monteiro Leão Filha
Prof. parceiro: Thompson Reis da Silva

Transformação das escamas de peixe em fibras algodonosas com aplicabilidades nas áreas da saúde e industrial, com sustentabilidade.

EE Nossa Senhora de Nazaré (Manacapuru, AM)
Prof. orientador: Galileu da Silva Pires
Profs. parceiros: Hermison Brandão da Costa e Rosa Maria Vasques de Lima

Veja os vídeos dos projetos e mais detalhes no site do Prêmio Respostas para o Amanhã