Prêmio Respostas para o Amanhã

-

Prêmio Respostas para o Amanhã

Imprimir

Parceiros investidores

Samsung Electronics e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Abrangência

Nacional.

Parcerias

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para Educação (Reduca), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Adobe Youth Voices – Adobe Foundation.

Público

Professores e alunos de Ensino Médio da rede pública, de disciplinas ligadas às ciências da natureza e matemática e suas tecnologias.

Produtos

O Prêmio tem site oficial, com todas as informações.

Respostas para o Amanhã premia práticas educativas de professores das áreas de ciências da natureza e de matemática e suas tecnologias que visem a elaborar projetos para turmas de alunos de escolas públicas de Ensino Médio.

Em sua 6ª edição (2019), o Prêmio adotou a abordagem STEM, sigla em inglês para science, technology, engineering, and mathematics (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). A proposta do STEM é despertar o interesse dos estudantes por essas áreas do conhecimento, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam alguns de seus possíveis projetos de vida.

Ao estimular que as iniciativas proponham soluções para questões da realidade local, o Prêmio estimula a abertura da escola para a comunidade, ampliando a prática pedagógica da sala de aula aos diferentes espaços educativos do território: os alunos vão para as ruas, circulam e dialogam com outros autores e conhecem melhor suas comunidades.

O Prêmio Respostas para o Amanhã também é realizado em países como Argentina, Chile, Colômbia, Panamá, Peru e México.