Curso gratuito para o enfrentamento da evasão escolar

-

Curso gratuito para o enfrentamento da evasão escolar

Autoformativo, Busca Ativa Escolar na Prática qualifica gestores e técnicos a identificar crianças e adolescentes fora da escola e a enfrentar a exclusão escolar

Estão abertas as inscrições para novas turmas do curso a distância Busca Ativa Escolar na Prática. Autoformativo e gratuito, o curso tem a proposta de qualificar o trabalho de gestores e técnicos municipais quanto à garantia do direito de crianças e adolescentes à educação e ao enfrentamento da evasão e exclusão escolar.

Pelo acesso à escola

O Busca Ativa Escolar na Prática está aberto na plataforma Google Sala de Aula e é dividido em módulos temáticos com carga horária de 4 horas cada um. Os módulos têm começo, meio e fim, mas são independentes entre si, o que garante flexibilidade de acordo com o horário que o cursista tem para se dedicar.

Toda a estrutura do curso é feita de acordo com cinco diferentes perfis:

  1. Gestor(a) político(a);
  2. Coordenador(a) operacional;
  3. Supervisores institucionais;
  4. Técnicos verificadores;
  5. Agentes comunitários.

Esses perfis compõem cinco atores com papéis específicos dentro da Busca Ativa Escolar, uma metodologia social que conta com plataforma tecnológica gratuita e visa a colaborar com municípios e estados na identificação de crianças e adolescentes fora da escola e a compreender os motivos que levaram à exclusão.

Os cinco perfis desempenham, cada um em sua área, ações que vão da identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até à tomada das providências necessárias para a (re)matrícula e a permanência do aluno.

Os módulos do Busca Ativa Escolar na Prática contam com vídeos, animações, estudos de caso, cards e infográficos e há recursos pedagógicos como o “Você sabia?”, que dá destaque a informações importantes do conteúdo, e o “Para ampliar o conhecimento”, com dicas de fontes adicionais para aprofundamento.

Há certificação, e qualquer profissional pode se inscrever, em especial aqueles que já atuam na Busca Ativa Escolar ou tenham interesse em atuar, em municípios que aderirem à estratégia. Além disso, o curso contribui para a implementação da própria estratégia.

Assista ao vídeo de apresentação do curso.

Conheça o curso e faça sua inscrição

Sobre o Busca Ativa Escolar

Metodologia desenvolvida por UNICEF, Undime, Congemas e Conasems, a Busca Ativa Escolar tem como principal objetivo enfrentar as causas da exclusão escolar. Identificação essas causas, é possível à gestão pública definir os encaminhamentos mais adequados para o atendimento da criança e adolescente e suas famílias nos diferentes serviços públicos e a realização da sua (re)matrícula.

O CENPEC Educação é responsável por produzir materiais formativos para os itinerários de cada tipo de participante, além de organizar conteúdos entregues por outros produtores.

Conheça mais sobre a estratégia em: buscaativaescolar.org.br

Consulte a página da Busca Ativa Escolar no Portal CENPEC Educação