Busca Ativa Escolar na Prática (Municípios)

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Busca Ativa Escolar na Prática (Municípios)

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Cronograma do curso

Início: 12/08/2020 00h00

Fim: 12/12/2020 00h00

Carga horária: 24 a 36 horas; modalidade: autoformativa

Inscrições

Abertas

Finalidade

Apresentação e objetivos

O curso tem a proposta de qualificar o trabalho de gestores e técnicos municipais quanto à garantia do direito de crianças e adolescentes à educação e ao enfrentamento da evasão e exclusão escolar. A oferta da formação está ligada à metodologia social da Busca Ativa Escolar.

Metodologia

Metodologia

O curso é autoformativo (ou seja, sem a necessidade de mediador) e dividido em módulos temáticos com carga horária de 4 horas cada um.

Os módulos têm começo, meio e fim, mas são independentes entre si, o que garante flexibilidade de acordo com o horário que o cursista tem para se dedicar.

Além disso, os módulos contêm vídeos, animações, estudos de caso, cards e infográficos e há recursos pedagógicos como o “Você sabia?”, que dá destaque a informações importantes do conteúdo, e o “Para ampliar o conhecimento”, com dicas de fontes adicionais para aprofundamento.

Toda a estrutura é feita de acordo com cinco diferentes perfis:

  • gestor(a) público(a) (8 módulos, carga horária de 32 horas);
  • coordernador(a) operacional (9 módulos, carga horária de 36 horas);
  • supervisor(a) institucional (9 módulos, carga horária de 36 horas);
  • técnico(a) verificador(a) (6 módulos, carga horária de 24 horas);
  • agente comunitário(a) (6 módulos, carga horária de 24 horas).

Os perfis compõem cinco atores com papéis específicos na Busca Ativa Escolar que desempenham, cada um em sua área, ações que vão da identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até à tomada das providências necessárias para a (re)matrícula e a permanência do aluno.

Público

Público

Qualquer profissional de educação, em especial aqueles que já atuam na Busca Ativa Escolar ou tenham interesse em atuar, em municípios que aderirem à estratégia. O curso também contribui para a implementação da própria estratégia.

Pré-requisitos

Pré-requisitos para participar

  • Ter conta de e-mail ativa do Google (Gmail), uma vez que a plataforma utilizada é o Google Sala de Aula;
  • Ter acesso à internet, não sendo necessário domínio avançado em linguagens digitais.
Participação

Participação no curso

  • Ter habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; responder às perguntas geradas pela plataforma, na avaliação final;
  • Dispor de conexão estável regular com a internet;
  • Para a leitura de textos adicionais (como no “Para ampliar o conhecimento”), é interessante ter instalado no computador o Adobe Reader.
Certificação

Certificação

Há certificado de participação para os(as) cursistas que, ao final, realizarem todas as atividades, responderem à avaliação e acertarem 60% das respostas.