20/2: Dia Mundial da Justiça Social

-

20/2: Dia Mundial da Justiça Social

Combater a pobreza, a exclusão social e o desemprego: esses são os objetivos da data. Saiba mais e confira dica cultural

Instituído em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Justiça Social (20/2) tem como objetivo incentivar todos os países a combaterem a pobreza, a exclusão social e o desemprego. A concepção de justiça social é muito relevante para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação global capitaneado pela ONU para a construção de um mundo melhor.

Neste ano, o tema do Dia Mundial da Justiça Social é: Fechando a lacuna de desigualdades para alcançar a justiça social. A ação e o tema, em 2020, dialogam diretamente com a missão do CENPEC Educação:

Missão do CENPEC Educação.

Contribuir para a redução das desigualdades do País, por meio da produção de conhecimento e de incidência nas políticas públicas no campo da educação e em sua articulação com os demais direitos.”

CENPEC Educação

Você sabia?
• 600 milhões de novos empregos precisam ser criados até 2030, apenas para acompanhar o crescimento da população em idade ativa;
• Mais de 60% de todos os trabalhadores não têm nenhum tipo de contrato de trabalho;
• Em 2019, mais de 212 milhões de pessoas estavam desempregadas, contra 201 milhões em anos anteriores.

Fonte: Organização Internacional do Trabalho (OIT) – dados mundiais


Campanha OIT: Meu futuro, nosso planeta

Campanha Meu futuro, nosso planeta. Nações Unidas Brasil.
Fonte: Nações Unidas Brasil

Na declaração de seu centenário, de 2019, a OIT afirma que as pessoas devem estar no centro das políticas econômicas, sociais e ambientais para se construir um futuro favorável a todas e todos. Nesse sentido, para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social deste ano, a OIT lança a campanha Meu futuro, nosso planeta (My future, our planet).

Para participar, grave e publique um vídeo de 10 segundos contando à ONU e aos responsáveis por formular as políticas no mundo por que esse tema é importante para você. Compartilhe seu vídeo com a hashtag #MyFutureOurPlanet, marque três pessoas e convide-as a fazer o mesmo. Os melhores vídeos serão exibidos para líderes globais. Saiba mais.


Dica cultural: O Menino e o Mundo

A animação brasileira, de Alê Abreu, tem forte conexão com o Dia Mundial da Justiça Social. A produção ganhou diversos prêmios ao redor do mundo e concorreu ao Oscar, em 2016, na categoria Animação.

O Menino e o Mundo
O Menino e o Mundo

Conheça a sinopse:

Um menino mora com os pais em uma pequena cidade do campo. Diante da falta de trabalho, ele vê o pai partir para a cidade grande. Os dias que se seguem são tristes e de memórias confusas para o garoto. Até que então ele faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Trailler de O Menino e o Mundo

Ouça a trilha sonora de O Menino e o Mundo. A composição e a interpretação são de Emicida.

Cena de "O Menino e o Mundo".
Cena do filme. Imagem: Reprodução

“Selva de pedra, menino microscópico
O peito gela onde o bem é utópico
É o novo tópico, meu bem
A vida nos trópicos
Não tá fácil pra ninguém.”

“Aos olhos de uma criança”, trilha sonora de O Menino e o Mundo.

Veja também

Desigualdades socioespaciais e escolares

Desigualdades educacionais entre grupos sociais

O ser humano e o solo: uma relação delicada

Educação sustentável no currículo