Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita

-

Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita

Produzido em parceria:
Logo Logo Logo

Cronograma do curso

Início: 17/04/2023 09h00

Fim: 20/11/2023 23h59

Carga horária: 60 horas; modalidade: autoformativa

Inscrições

a partir do dia 17/04/2023

Apresentação e objetivos

Proporcionar a reflexão sobre questões teóricas e práticas relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de textos, por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e, principalmente, estudantes. Aprofundar conceitualmente conteúdos mobilizados nos processos de escrita e de reescrita.

Metodologia

  • Este é um curso autoformativo, elaborado de modo que você não precise de um mediador para a aprendizagem. O curso conta com recursos como: videoaulas; leituras e atividades comentadas; e fóruns autorregulados nos quais será possível trocar ideias e compartilhar compreensões com outros colegas cursistas.
  • Os estudos podem ser feitos no horário definido pelo cursista, desde de que dentro do período do curso. E para refletir sobre o processo de aprendizagem, ao final de cada módulo o participante responde a uma avaliação.

Público

Professores de língua portuguesa e demais interessados no ensino da escrita.

Pré-requisitos para participar

  • Cadastrar-se no portal Escrevendo o Futuro.
  • Ter acesso à internet, não sendo necessário possuir conhecimentos prévios especializados ou domínio avançado em linguagens digitais.
  • Disponibilidade para estudar cerca de cinco horas semanais, no horário mais conveniente para a realização das atividades do curso.

Participação no curso

  • Dispor de cerca de 60 horas no período de dez semanas.
  • Possuir habilidades de navegação na web, tais como: abrir e fechar links; carregar vídeos para serem assistidos; responder e enviar mensagens; produzir arquivos em Word e enviá-los.
  • Dispor de conexão estável regular com a internet.
  • Ter instalado no computador que utilizará para fazer o curso a última versão do programa gratuito: Adobe Reader.

Certificação

O curso oferece um certificado de 60 horas para os participantes que realizarem as quatro avaliações ao final de cada módulo e obtiverem um desempenho satisfatório, conforme os critérios estabelecidos no Guia do Estudante.