Educação integral e juventudes: exploração do território

-

Educação integral e juventudes: exploração do território

Qual é o papel do território na educação integral? Conheça o vídeo com sugestões de como trazer essa dimensão para a escola

O vídeo Exploração do território compõe uma série de três vídeos relacionados à obra Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais e defende a importância do território sob a perspectiva do exercício do direito à cidade pelo jovem. Dessa maneira, a cidade se torna um centro de aprendizado, transformação e cidadania.

foi produzido pelo Programa Jovens Urbanos, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que em Minas Gerais  tem parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Além dos aspectos conceituais, o trabalho traz sugestões de como trazer essa dimensão para a escola e tornar a sala de aula e locais similares em ambientes criativos, estimulando a exploração do território por parte das(os) jovens, com novos e múltiplos olhares e com o uso de equipamentos dos mais simples, como caneta e bloco de anotações, aos mais sofisticados, como os smartphones.

A confecção de mapas (e, por extensão, cartografias), a possibilidade de intervir diretamente no espaço coletivo, o uso de textos, imagens e memórias e o diálogo com os conteúdos de disciplinas como Biologia, Química, História, Geografia, Matemática, Literatura e Língua Portuguesa são algumas das inúmeras potencialidades abordadas pelo vídeo. Dessa maneira, o território “passa a ser entendido como componente curricular e como parte do processo educativo”.

Assista na íntegra.