Inscreva-se no Respostas para o Amanhã, um Prêmio em que todos ganham

-

Inscreva-se no Respostas para o Amanhã, um Prêmio em que todos ganham

Professores(as) têm até dia 10/08 para inscrever suas ideias e equipes de 3 a 5 alunos(as) da mesma turma/classe do Ensino Médio

Por José Alves

Cartaz chama professores para inscrição na 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Se você é um professor(a) que desenvolve projetos de investigação científica com seus estudantes do Ensino Médio em escolas públicas brasileiras, temos um convite especial: inscreva a equipe de sua escola na 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã!

O Prêmio desafia professores(as) e estudantes a identificarem problemas reais da comunidade para juntos elaborarem uma proposta inovadora de intervenção e solução para a questão diagnosticada no território. Trata-se de uma oportunidade para os docentes colocarem em prática a aprendizagem por meio de projetos a partir do desenvolvimento de metodologias ativas e itinerários flexíveis em suas turmas.

Para chegar a um projeto consistente, que ultrapassa os muros da escola e dialoga com as demandas do seu entorno, o Respostas para o Amanhã propõe o desenvolvimento de habilidades e competências dos(das) estudantes por meio da abordagem STEM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para o ensino de Ciências.

Não perca tempo! Você tem até dia 10/08 para inscrever suas ideias e equipes de 3 a 5 alunos(as) da mesma turma/classe do Ensino Médio.

Acesse o site do Respostas para o Amanhã!


Quem pode inscrever projetos?

Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

Assista ao vídeo-tutorial com o passo a passo da inscrição:


Premiações no Respostas para o Amanhã: ganham a sociedade, a escola, professores e estudantes

A maior contribuição que estudantes e professores das escolas públicas participantes do Respostas para o Amanhã podem oferecer para a sociedade é a identificação e resolução de um problema que afeta a vida cotidiana das pessoas (confira vídeos dos projetos de equipes finalistas e vencedoras em edições anteriores). A escola pode e deve se transformar em um laboratório de soluções criativas para melhorar a vida da população em seu território.

Ao articular teoria e prática, todos ganham. E, ao aplicar o conhecimento adquirido na escola em projetos que beneficiam concretamente a vida da população, a comunidade educativa também é reconhecida.

Novidade em 2020! Premiação extra:

Os 100 primeiros projetos inscritos e aptos às regras serão premiados com 1 “Kit Arduino Samsung” para o Professor Orientador!

Veja também as premiações para professores(as), estudantes e escolas de acordo com cada etapa:


Projetos semifinalistas

Cada professor orientador e até 2 (dois) professores parceiros dos 20 (vinte) projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung. Também terão apoio de mentoria on-line para desenvolvimento dos projetos.


Projetos finalistas

Cada estudante das 10 (dez) equipes finalistas será contemplado com 1 (um) Notebook Samsung e o professor orientador com 1 (um) Smartwatch Samsung. Também participação na I Mostra Respostas para o Amanhã on-line.


Vencedores pelo júri popular

Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos 3 (três) projetos eleitos pelo público. E fone de ouvido Samsung BUD+ para os estudantes.


Vencedores nacionais

Cada estudante (até cinco de cada equipe) receberá os seguintes prêmios conforme classificação:

1º lugar: smartphone Samsung

2º lugar: tablet Samsung

3º lugar: Smartwatch Active


Além disso, cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung.


Saiba mais e inscreva-se no site da 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã


Veja também