Webinar dá voz a estudantes premiadas

-

Webinar dá voz a estudantes premiadas

Conheça as trajetórias de duas estudantes premiadas em edições anteriores do Respostas para o Amanhã
Participantes do terceiro webinar RPA, vencedoras do Prêmio Respostas para o Amanhã.
Participantes do terceiro webinar RPA

Como a aprendizagem por projetos e a pesquisa científica na escola pode influenciar a construção de projetos de vida dos estudantes? Com esse tema, o terceiro webinar do Respostas para o Amanhã (RPA) dá voz a duas estudantes que participaram de projetos premiados em edições anteriores.

As convidadas são Paola Oliveira, atualmente estudante de astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vencedora em duas edições do Prêmio, e Rayane Ribeiro, que hoje cursa Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jacareí (SP) e vencedora nacional do RPA em 2016. A mediadora será Marcela Babini, licenciada em Física pelo Instituto Federal do Ceará, pós-graduanda no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e editora do site Mulheres na Ciência.

Que tal se inspirar nas histórias dessas estudantes que, além de terem participado de ideias premiadas para a solução de problemas coletivos, fizeram das ciências seus projetos de vida?

O bate-papo acontecerá na sexta-feira, dia 24/7, das 15 às 16h, e terá transmissão pelo Youtube Facebook do Prêmio. Acesse a página do evento no Youtube e ative a notificação para participar!


Quais são as ideias de seus estudantes para os desafios locais ou globais?

Você desenvolve ou quer desenvolver projetos de investigação científica com seus(suas) alunos(as)? Trabalha ou deseja trabalhar conteúdos e desenvolver habilidade e competências dos(das) estudantes por meio da abordagem STEM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para o ensino de ciências? Deseja pôr em prática metodologias ativas e itinerários flexíveis na sua docência?

Que tal desafiar seus alunos a identificarem problemas reais da comunidade e juntos elaborar uma proposta de solução criativa e inovadora envolvendo Ciências, Matemática, Engenharia e Tecnologias? Participe da 7a edição do Prêmio Respostas para o Amanhã! Você tem até dia 10/08 para inscrever suas ideias e equipes de 3 a 5 alunos(as) da mesma turma/classe do ensino médio.

education, engineering, math, school, science, stem, technology icon

Quem pode inscrever projetos?
Professores de biologia, física, química e matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das ciências da natureza e da matemática e suas tecnologias que lecionem no ensino médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

Acesse o site do Respostas para o Amanhã. Lá você encontra todas as informações sobre como participar, além de dicas e materiais sobre abordagem STEM, metodologias ativas e trabalho por projetos.


Veja também