Formação dos Núcleos Socioeducativos de São Miguel e Itaim Paulista

-

Formação dos Núcleos Socioeducativos de São Miguel e Itaim Paulista

Investidor

Fundação Tide Setubal

Parceria

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SP), Subprefeitura de Itaim Paulista (SP), e Subprefeitura de São Miguel Paulista (SP)

Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da qualificação da ação educativa desenvolvida pelas instituições que atuam no contraturno escolar; e subsidiar profissionais para planejar coletivamente e implementar projetos educativos que considerem a aprendizagem como foco prioritário do trabalho desenvolvido e os sujeitos criança/adolescente como atores principais da ação pedagógica.

Abrangência

Município de São Paulo (SP)

Público

Coordenadoras(es) de OSCs; educadoras(es) sociais; técnica(os) do poder público.

Vigência

2006 – 2007


Sobre o projeto

O projeto de Formação dos Núcleos Socioeducativos de São Miguel foi uma iniciativa da Fundação Tide Setubal. A inclusão de Núcleos Socioeducativos de Itaim Paulista foi um movimento decorrente do processo de articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo (Smads).

Os pontos de partida do projeto foram o desenvolvimento sustentável e o reconhecimento e a relação de pertencimento do indivíduo em seu espaço, e o foco foram os territórios e as ações multidisciplinares.

Os 13 Núcleos Socioeducativos participantes foram definidos em um Encontro de Sensibilização, que compôs as diversas ações de articulação necessárias para garantir a mobilização tanto das(os) parceiras(os) para sustentar cotidianamente os compromissos comuns, quanto das(os) dirigentes das organizações participantes no que se refere à importância do projeto para o fortalecimento das ações dos Núcleos. 

Nas formações, os conteúdos desenvolvidos tiveram como finalidade provocar alteração na prática cotidiana por meio do estímulo à busca de novas referências, ampliação de repertório e desenvolvimento de técnicas e projetos educativos.