- Tamara Castro
Investigação sobre os serviços de educação, saúde, esporte e cultura oferecidos pela administração municipal para a população da cidade, especialmente crianças, adolescentes e jovens.
Conhecer os investimentos feitos pelo poder público, em sua cidade, para o bem-estar da população que nela vive.
Saber onde e como encontrar informações sobre os serviços públicos de interesse; engajar-se em movimentos para a conquista de outros serviços importantes.
Crianças e adolescentes
Sala de aula, de atividades ou outro espaço com acesso a internet
1 encontro de aproximadamente 90 min.
A cidade guarda potenciais educativos como espaços de cultura, de serviços, órgãos públicos, instituições, iniciativas dos moradores, ONGs, associações, cooperativas, ruas, praças e gente de todas as idades, crenças, ideologias, hábitos, identidades. Integrar esses diversos potenciais em uma rede é uma forma importante de garantir condições para o desenvolvimento integral dos sujeitos do território, especialmente crianças e jovens.
Democratizar o acesso dos cidadãos aos recursos que a cidade lhes oferece exige, em primeiro lugar, conhecê-los. Com base em um mapeamento desses espaços e sujeitos, pode-se pensar em estratégias de uso da cidade como aprendizado e promoção da cidadania, especialmente para crianças e adolescentes, integrando serviços da educação, saúde, cultura e esporte.
Há um enorme potencial de realização em elementos que já estão presentes na própria comunidade, com suas vocações e suas possibilidades de interação. A cidade pode e deve ser compreendida como fonte de saber e espaço de intervenção cidadã, de exercício democrático e de equidade.
Cabe a nós, educadores, corresponsáveis pela educação dos jovens cidadãos, descortinar esse horizonte e ajudar a construir a cidade que atende, acolhe e educa, melhorando a relação entre os cidadãos e a cidade e, consequentemente, a qualidade de vida no bairro, na cidade e no mundo.
Para esta oficina, peça que tragam revistas, agendas, catálogos ou jornais com fotos e notícias sobre a cidade.
Na conversa inicial, pergunte há quanto tempo moram na cidade e se acham que a conhecem bem. Desafie-os a levantar o que existe de serviço público na cidade em relação à educação, saúde, esporte e cultura, fazendo um levantamento por vez.
Organize um cartaz para cada setor e vá registrando, conforme eles forem falando. Por exemplo:
Depois de feita a relação, forme duplas e oriente-os a entrar no site da prefeitura; cada dupla localizará uma das secretarias; poderá haver várias duplas com a mesma secretaria. Eles tentarão identificar as ofertas de serviços, a programação existente e registrarão em uma folha de sulfite para apresentar ao coletivo, posteriormente.
E se?
Se não houver disponibilidade de uso de computadores na organização, entre em contato com uma lan house ou outra instituição local, com a qual você pode fazer uma parceria, para uso do espaço e material, por aproximadamente uma hora e meia.
Em seguida, organize grupos com as duplas que visitaram os mesmos sites para que chequem as suas coletas e as complementem com nova pesquisa no guia da cidade ou nos jornais diários. Talvez eles precisem de sua ajuda para manusear esses recursos como localizar a página da programação cultural e esportiva, procurar por ordem alfabética etc.
Nesse momento, disponibilize para eles o material impresso que trouxeram sobre a cidade, com fotos trazidas dos locais de lazer, cultura, saúde e educação.
Dê um bom tempo para que consultem suas anotações e identifiquem as convergências, as complementações e mesmo as contradições entre as informações colhidas nas diferentes fontes. Eles também deverão escolher, dentre todas elas, as que socializarão com o grupo, em função dos interesses da idade.
Com as informações selecionadas e as fotos correspondentes, montarão um painel sobre o setor pesquisado para apresentar ao coletivo. Abra, então, a roda e peça para cada grupo apresentar o que encontrou. Registre as dúvidas que levantaram em relação a cada setor para, posteriormente, buscar esclarecimentos.
Avalie com eles onde há mais interesse em se aprofundarem e organizem uma lista, em ordem decrescente, para futuras visitas aos locais que mais despertaram curiosidade.
E se?
Se restarem com muitas dúvidas ou não conseguirem levantar as informações necessárias para entender como funcionam os serviços e como usufruir deles, marque visitas nas próprias secretarias, se o município for pequeno, ou nos órgãos regionais de representação do poder público.
Terminado esse momento, se o grupo for formado de crianças, convide-os a ouvir e cantar a música “A cidade ideal”, de Chico Buarque de Holanda. Se o grupo for de adolescentes, a música “A cidade”, de Chico Science, com o grupo musical Nação Zumbi.
Peça para, em pequenos grupos, desenharem, criarem quadrinhas poéticas, uma música ou encenarem como seria a cidade ideal para eles, crianças e adolescentes. Termine a oficina com a apresentação das produções.
Sentados na roda, peça para se manifestarem a respeito do que descobriram nessa oficina: afinal, o que é que a sua cidade tem?
Peça para darem uma nota de 0 a 10 à cidade.
As crianças e os adolescentes poderão organizar entrevistas sobre alguns locais descobertos na pesquisa inicial e que despertaram interesse, com professores da escola que frequentam, para aprofundarem o assunto e conhecerem melhor o que a cidade oferece para seus habitantes.
Que tal fazer essa parceria com a escola? Os estudantes ainda podem levar as produções realizadas na oficina para compor um grande painel na praça próxima, enviar à Câmara Municipal ou levar para divulgar num programa da rádio local.
Poderão também fazer um guia com os serviços e equipamentos pesquisados e, quem sabe, reproduzi-lo para que cada família receba um exemplar.
A circulação pela cidade é uma importante forma de se apropriar dos seus espaços. Como ampliação do repertório cultural do grupo, programem uma agenda de visitação por todos os locais considerados interessantes.
ALDEROQUI, S. (org). Ciudad e ciudadanos: aportes para la enseñanza del mundo urbano. Buenos Aires: Paidós, 2003.
ALVES, R. Aprendiz de mim: um bairro que virou escola. Campinas: Papirus, 2004.
CABEZUDO, A.; PADILHA, P.; GADOTI, M. Cidade educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez, 2004.
GOULART, B. Centro SP: uma sala de aula. São Paulo: Peirópolis/Casa Redonda Produções Culturais. 2008.
A escola e os territórios vulneráveis das grandes cidades
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |