Educação para um futuro transformador

-

Educação para um futuro transformador

Educação, aquecimento global e inteligência artificial são alguns dos temas da premiação

A primeira edição da Sapientia – Olimpíada do Futuro instiga o conhecimento e a aprendizagem transdisciplinar em toda rede escolar. Iniciativa da Companhia das Letras e Instituto Vertere, a competição é aberta a jovens, professores e interessados de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de maio.

Há uma categorização de participação. Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, inclusive alunos do 4º ano de cursos técnicos e escolas estrangeiras, participam de todas as três fases da Olimpíada. Professores, pais e estudantes universitários podem participar somente da primeira fase.

Inscreva-se

Aprendizagem transdisciplinar

Com os temas “Ser Humano e a vida”, ‘Ser Humano e as ferramentas” e “Ser Humano e o próximo”, a Olimpíada do Futuro quer estimular a compreensão da experiência humana e do processo de ensino e aprendizagem.

É esperado que os participantes estejam antenados com os problemas do mundo e usar o conhecimento de diversas áreas para apresentar soluções de impacto local, regional ou mundial.

As problemáticas da Olimpíada, tais como acabar com a fome e a pobreza, são inspiradas na agenda de 2030 da ONU, que inclui os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dentro da plataforma da Syllabus, o participante pode conferir o conteúdo programático e verificar os exemplos de questões abordadas na competição.  

São 21 projetos concorrentes, dos quais cinco serão selecionados e exibidos em uma cerimônia de premiação, em São Paulo, com a presença da comunidade acadêmica e empreendedora do Brasil.