A escola que o jovem deseja

-

A escola que o jovem deseja

Pesquisa do CENPEC Educação, debatida em evento da Fundação Tide Setubal, aponta a vontade dos estudantes secundaristas de participar mais da escola e da comunidade
Produzido em parceria:
Logo

Na quarta-feira (29), a coordenadora de pesquisa do CENPEC Educação Joana Buarque de Gusmão participou do debate “Escolas Democráticas – Cidadania, Representação e Participação em Sala de Aula”, evento promovido pela Fundação Tide Setubal.

Em sua exposição, Joana detalhou o estudo Participação e engajamento de jovens e suas repercussões na vida escolar: o caso das ocupações de escolas de São Paulo (2015), realizada pelo CENPEC Educação em 2018, com apoio do Instituto Unibanco.

Vozes Urbanas.
Foto: Gessé – DiCampana Foto Coletivo.

O evento também teve a contribuição de Macaé Evaristo, ex-secretária de Educação de Minas Gerais; e Marcelo Rocha, ativista em educação e participante das ocupações. A mediação foi de Denise Carreira, coordenadora da Ação Educativa e da Plataforma Dhesca Brasil.

Uma escola mais diversa e participativa

A pesquisa apresentada por Joana foi coordenada pelo professor Antônio Augusto Gomes Batista, atualmente conselheiro do CENPEC Educação, e contou com colaboração da professora da USP Leste Graziela Serroni Perosa, além das técnicas Pâmela Freitas e Hivy Mello.

Setenta jovens foram entrevistados, para identificar as condições sociais de participação e engajamento juvenil na escola e em movimentos sociais e políticos.

O estudo concluiu que o desejo dos estudantes é de uma inclusão maior, de mais diálogo com os grêmios e coletivos estudantis, e com os espaços educativos e de afirmação de identidades.

Segundo a coordenadora, uma escola que vislumbre diálogos sobre a igualdade racial e de gênero, o preconceito e as formas de conscientização tanto dos negros como das meninas, se mostra fundamental para os alunos.

Confira a pesquisa

Debate completo “Escolas Democráticas: Cidadania, Representação e Participação em Sala de Aula”, na Fundação Tide Setubal.

Foto de destaque: Gessé – DiCampana Foto Coletivo