Pesquisa do CENPEC Educação, debatida em evento da Fundação Tide Setubal, aponta a vontade dos estudantes secundaristas de participar mais da escola e da comunidade
Produzido em parceria:
Na quarta-feira (29), a coordenadora de pesquisa do CENPEC Educação Joana Buarque de Gusmão participou do debate “Escolas Democráticas – Cidadania, Representação e Participação em Sala de Aula”, evento promovido pela Fundação Tide Setubal.
Em sua exposição, Joana detalhou o estudo Participação e engajamento de jovens e suas repercussões na vida escolar: o caso das ocupações de escolas de São Paulo (2015), realizada pelo CENPEC Educação em 2018, com apoio do Instituto Unibanco.
Foto: Gessé – DiCampana Foto Coletivo.
O evento também teve a contribuição de Macaé Evaristo, ex-secretária de Educação de Minas Gerais; e Marcelo Rocha, ativista em educação e participante das ocupações. A mediação foi de Denise Carreira, coordenadora da Ação Educativa e da Plataforma Dhesca Brasil.
Uma escola mais diversa e participativa
A pesquisa apresentada por Joana foi coordenada pelo professor Antônio Augusto Gomes Batista, atualmente conselheiro do CENPEC Educação, e contou com colaboração da professora da USP Leste Graziela Serroni Perosa, além das técnicas Pâmela Freitas e Hivy Mello.
Setenta jovens foram entrevistados, para identificar as condições sociais de participação e engajamento juvenil na escola e em movimentos sociais e políticos.
O estudo concluiu que o desejo dos estudantes é de uma inclusão maior, de mais diálogo com os grêmios e coletivos estudantis, e com os espaços educativos e de afirmação de identidades.
Segundo a coordenadora, uma escola que vislumbre diálogos sobre a igualdade racial e de gênero, o preconceito e as formas de conscientização tanto dos negros como das meninas, se mostra fundamental para os alunos.
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