Raízes e Asas: Apresentação

-

Raízes e Asas: Apresentação

O projeto Raízes e Asas é uma iniciativa do Cenpec realizada entre 1993 e 1998, com o apoio do Banco Itaú, do MEC e do UNICEF. Com o intuito de colaborar para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, ao projeto pretendeu garantir o sucesso escolar dos alunos e alunas na escola pública, mediante o apoio técnico e profissional a escolas e profissionais da educação com participação da comunidade.

A iniciativa deu origem à coleção disponibilizada agora para download. A publicação parte do pressuposto de que a educação escolar não é tarefa solitária. Dessa forma, propõe o trabalho articulado e coletivo entre professores, coordenadores e gestores para garantir uma atuação pedagógica integrada, consistente e coerente. Para isso, discute caminhos e alternativas para a concretização do projeto político pedagógico da escola.

Apresentando
Este caderno traz a metodologia e os materiais que expressam e apoiam o desenvolvimento da proposta.  Concebido para apoiar a formação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e a concretização de práticas democráticas na escola, o projeto destacou a importância da integração entre alunos, educadores, pais e comunidade, como agentes solidários, e os excelentes resultados assim obtidos.

Na metodologia desenvolvida, evidencia-se o desenho da formação realizada pela iniciativa, apoiada em três pilares que caracterizam a intervenção do Cenpec na área:
•  o respeito ao saber do professor;
•  a valorização da ação docente;
•  o estímulo à participação e à ação.

CENPEC. Apresentando. São Paulo, 1995. (Coleção Raízes e Asas.)

Clique aqui para baixar o arquivo