Ortografia reflexiva: caminhos entre letras e sons

-

Ortografia reflexiva: caminhos entre letras e sons

Especial multimídia aborda questões de professores(as) sobre como ensinar ortografia de forma reflexiva e interessante. Elaborado com a assessoria de Maria José Nóbrega e publicado originalmente na Plataforma do Letramento (Cenpec) em 2015

Ensinar e aprender ortografia de forma reflexiva e sistemática: esse é um dos maiores desafios na etapa seguinte à alfabetização inicial. De que forma promover uma aprendizagem criativa das regularidades e irregularidades ortográficas? Como reduzir as interferências da fala na escrita? Que práticas os professores podem adotar para isso? Que princípios devem ser observados em uma proposta curricular sobre conteúdos ortográficos ao longo do ensino fundamental?

Clique na imagem abaixo para navegar pelo especial multimídia desenvolvido com a assessoria da especialista Maria José Nóbrega.


Para abordar essas e outras questões, este Especial multimídia está organizado em três partes:
1 – O sistema ortográfico.
2 – O que revelam os erros das crianças?
3 – O ensino-aprendizagem: mediação do professor.

Como eu ensino: ortografia (capa)
Capa: reprodução

O especial foi desenvolvido pela Plataforma do Letramento com a assessoria de Maria José Nóbrega, autora do livro Como eu ensino: ortografia (São Paulo: Melhoramentos, 2013). O material conta com vídeos, animações e atividades digitais criados especificamente para auxiliar e inspirar os docentes nesta importante missão de ensinar os padrões da língua escrita.

A participação dos internautas que enviaram contribuições por meio da Campanha “Ortografia reflexiva”, promovida pela Plataforma do Letramento entre abril e maio de 2015, foi fundamental para a elaboração deste material. Todos os usuários que enviaram questões e comentários para a Campanha estão devidamente mencionados nos créditos do material, como uma forma de agradecer essa preciosa contribuição. O Especial conta ainda com uma rica Midiateca, com links e indicações de outros materiais sobre o tema. Confira!


Veja também