Capacitação para gestores em SP prossegue no 2º semestre

-

Capacitação para gestores em SP prossegue no 2º semestre

Oficinas do CENPEC Educação, em parceria com a Undime-SP, atingem mais de 1,5 mil educadores

O CENPEC Educação inicia, no mês de setembro/2019, mais uma rodada de oficinas de capacitação para gestores de secretarias de Educação em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP).

Avaliação e BNCC

As oficinas serão realizadas nos municípios de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba e Araraquara. Nessas formações, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, técnicos e assessores recebem formação para dois importantes temas: coordenação pedagógica e uso de microdados sobre educação, providos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); e processos formativos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“A primeira é uma oficina de gestão de indicadores. Como é um ano de Saeb, fornecemos dados relativos às regiões em que são ministradas as formações e mostramos, sobretudo, como usar os indicadores das avaliações anteriores (quando denominada Prova Brasil), a serviço de um planejamento pedagógico. Já a segunda trata de como deve ser a formação continuada, alinhada aos princípios da BNCC”, explica João Roberto Costa de Souza, consultor em políticas públicas de educação e cultura do CENPEC Educação e palestrante responsável pelas oficinas.

Oficina na macrorregião de Bauru da Undime-SP. A macrorregião é coordenada pelo secretário de Educação de Agudos (SP), Rafael Lima Fernandes.
Oficina na macrorregião de Bauru da Undime-SP. A macrorregião é coordenada pelo secretário de Educação de Agudos (SP), Rafael Lima Fernandes. Foto: Reprodução.

Por meio das oficinas, o CENPEC Educação mantém contato direto com gestores públicos municipais e obtém uma melhor compreensão sobre quais as demandas desses profissionais, tanto na gestão de processos quanto na formação continuada de professores.”

João Roberto Costa de Souza

De acordo com o consultor, cada oficina tem tido frequência média de 100 pessoas e a expectativa é de que, até o final das capacitações nas 13 macrorregiões da Undime-SP, 1,5 mil dirigentes de secretarias e técnicos tenham participado.

A repercussão tem sido positiva. “É um trabalho que tem conquistado reconhecimento, pelo suporte que proporciona aos profissionais em relação aos temas abordados”, garante João de Souza.

Além disso, secretários municipais que participaram das capacitações quiseram levá-la também para suas cidades – e solicitaram ao CENPEC Educação que ministrasse as oficinas para educadores de suas próprias redes de ensino, o que tem acontecido.

Cobertura total

O CENPEC Educação assumiu o compromisso com a Undime-SP de ministrar uma oficina em cada macrorregião da entidade no estado. Os 645 municípios são agrupados em 49 polos regionais que, por sua vez, constituem 13 macrorregiões.

Mapa do estado de São Paulo com os municípios e as 13 macrorregiões da Undime-SP.
Fonte: Undime-SP. Clique para ampliar.

O objetivo das oficinas, que vêm ocorrendo desde maio/2019, é que elas atinjam todos os polos regionais da Undime-SP e, dessa forma, os dirigentes municipais de Educação das 645 cidades paulistas. Em agosto, ocorreram formações nos dias 1º (Juquitiba), 5 (Bastos), 6 (Agudos), 9 (Limeira) e 12 (Capela do Alto).

Saiba mais