Oficinas de capacitação para gestores públicos

-

Oficinas de capacitação para gestores públicos

Em parceria com a Undime, CENPEC Educação capacita gestores de educação no interior de São Paulo
Imprimir

Desde maio, o CENPEC Educação tem capacitado gestores das secretarias de educação em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP). Nesta semana foram ministradas oficinas nas regiões de Presidente Prudente (24) e Sorocaba (26).

Consultor em políticas públicas de educação e cultura do CENPEC Educação, João Roberto Costa de Souza é o responsável pelas oficinas de capacitação. Em entrevista a este portal, João confirmou a presença de todos os municípios das regiões de Sorocaba (macrorregião 13) e Botucatu (macrorregião 5, que inclui Presidente Prudente) nas duas últimas oficinas.

Na foto, cinco pessoas posam em frente à uma parece branca que está projetando o logo do CENPEC Educação.
João Souza ( de camisa rosa) com os secretários coordenadores da Undime.
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar os conhecimentos de 32 anos de experiência do CENPEC Educação é um caminho para a melhora real das escolas da rede municipal, aumentando os índices na avaliação do Saeb. O especialista espera que a oficina de capacitação tenha um impacto real na gestão local da educação pública.

A importância das oficinas é fazer com que os conhecimentos do CENPEC Educação cheguem lá na ponta, na sala de aula, e sejam colocados em prática”

João Roberto Costa de Souza

A Undime-SP agrega dirigentes municipais de educação de todos os 645 municípios do estado. Os municípios são agrupados em 49 polos regionais, que, por sua vez, constituem 13 macrorregiões

Dos dados à sala de aula

Parte de uma série de formações que se estendem até o segundo semestre de 2019, as oficinas técnicas tem como foco a leitura pedagógica dos microdados fornecidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a antiga Prova Brasil.

Os temas das oficinas são definidos de acordo com as demandas dos municípios, em parceria com Undime e CENPEC Educação.  A partir da análise de dados da última edição da avaliação Saeb, Souza espera ajudar a embasar ações pedagógicas nas redes municipais.

O consultor João Roberto Costa de Souza ministra uma capacitação em Presidente Prudente
Foto: Patrícia Motta

O consultor explica que além de ensinar a leitura dos microdados da antiga Prova Brasil, as oficinas envolvem também a apresentação de estratégias de planejamento para melhorar a performance das redes nas avaliações futuras.

Capacitação local com foco na educação nacional

Oficina para membros da Undime-SP, ocorrida dia 21/05 em Tremembé (SP).
Foto: Reprodução.

A primeira formação do ciclo de oficinas de capacitação foi realizada em maio. O evento aconteceu na Secretaria de Educação em Tremembé e contou com a presença de mais de 60 gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e assessores dos 13 municípios das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado.

Saiba mais sobre as capacitações do CENPEC Educação em parceria com a Undime SP