Desde maio/2019, o CENPEC Educação tem capacitado gestores das secretarias de Educação em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP). Nesta semana, foram ministradas oficinas nas regiões de Presidente Prudente (24/06) e Sorocaba (26/06).
Consultor em políticas públicas de educação e cultura do CENPEC Educação, João Roberto Costa de Souza é o responsável pelas oficinas. Em entrevista a este portal, Souza confirmou a presença de todos os municípios das regiões de Sorocaba (macrorregião 13 da Undime-SP) e Botucatu (macrorregião 5, que inclui Presidente Prudente) nas duas últimas oficinas.
João Souza (camisa rosa) com os secretários coordenadores da Undime-SP. Foto: Arquivo pessoal.
Compartilhar os conhecimentos de 32 anos de experiência do CENPEC Educação é um caminho para a melhoria real das escolas da rede municipal, com impacto no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) . Souza também espera que a oficina de capacitação tenha traga mudanças positivas para a gestão local da educação pública.
A importância das oficinas é fazer com que os conhecimentos do CENPEC Educação cheguem lá na ponta, na sala de aula, e sejam colocados em prática.”
João Roberto Costa de Souza
A Undime-SP agrega dirigentes municipais de educação de todos os 645 municípios do estado. Os municípios são agrupados em 49 polos regionais, que, por sua vez, constituem 13 macrorregiões.
Dos dados à sala de aula
Parte de uma série de formações que se estendem até o segundo semestre de 2019, as oficinas técnicas têm como foco a leitura pedagógica dos microdados fornecidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Os temas das oficinas são definidos de acordo com as demandas dos municípios, em parceria com a Undime-SP e o CENPEC Educação. A partir da análise de dados da última edição do Saeb, Souza espera ajudar a embasar ações pedagógicas nas redes municipais.
O consultor João Roberto Costa de Souza ministra uma capacitação em Presidente Prudente Foto: Patrícia Motta.
O consultor explica que, além de ensinar a leitura dos microdados da antiga Prova Brasil, as oficinas envolvem também a apresentação de estratégias de planejamento para melhorar a performance das redes nas avaliações futuras.
Capacitação local com foco na educação nacional
Oficina para membros da Undime-SP, ocorrida dia 21/05 em Tremembé (SP). Foto: Reprodução.
A primeira formação do ciclo de oficinas de capacitação foi realizada em maio, na Secretaria de Educação de Tremembé (SP), e contou com a presença de mais de 60 gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e assessores dos 13 municípios das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado.