Oficinas de capacitação para gestores públicos

-

Oficinas de capacitação para gestores públicos

Em parceria com a Undime-SP, CENPEC Educação capacita gestores de educação no interior de São Paulo

Por João Marinho

Desde maio/2019, o CENPEC Educação tem capacitado gestores das secretarias de Educação em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP). Nesta semana, foram ministradas oficinas nas regiões de Presidente Prudente (24/06) e Sorocaba (26/06).

Consultor em políticas públicas de educação e cultura do CENPEC Educação, João Roberto Costa de Souza é o responsável pelas oficinas. Em entrevista a este portal, Souza confirmou a presença de todos os municípios das regiões de Sorocaba (macrorregião 13 da Undime-SP) e Botucatu (macrorregião 5, que inclui Presidente Prudente) nas duas últimas oficinas.

Na foto, cinco pessoas posam em frente à uma parece branca que está projetando o logo do CENPEC Educação.
João Souza (camisa rosa) com os secretários coordenadores da Undime-SP.
Foto: Arquivo pessoal.

Compartilhar os conhecimentos de 32 anos de experiência do CENPEC Educação é um caminho para a melhoria real das escolas da rede municipal, com impacto no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) . Souza também espera que a oficina de capacitação tenha traga mudanças positivas para a gestão local da educação pública.

A importância das oficinas é fazer com que os conhecimentos do CENPEC Educação cheguem lá na ponta, na sala de aula, e sejam colocados em prática.”

João Roberto Costa de Souza

A Undime-SP agrega dirigentes municipais de educação de todos os 645 municípios do estado. Os municípios são agrupados em 49 polos regionais, que, por sua vez, constituem 13 macrorregiões

Dos dados à sala de aula

Parte de uma série de formações que se estendem até o segundo semestre de 2019, as oficinas técnicas têm como foco a leitura pedagógica dos microdados fornecidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os temas das oficinas são definidos de acordo com as demandas dos municípios, em parceria com a Undime-SP e o CENPEC Educação. A partir da análise de dados da última edição do Saeb, Souza espera ajudar a embasar ações pedagógicas nas redes municipais.

O consultor João Roberto Costa de Souza ministra uma capacitação em Presidente Prudente
Foto: Patrícia Motta.

O consultor explica que, além de ensinar a leitura dos microdados da antiga Prova Brasil, as oficinas envolvem também a apresentação de estratégias de planejamento para melhorar a performance das redes nas avaliações futuras.

Capacitação local com foco na educação nacional

Oficina para membros da Undime-SP, ocorrida dia 21/05 em Tremembé (SP).
Foto: Reprodução.

A primeira formação do ciclo de oficinas de capacitação foi realizada em maio, na Secretaria de Educação de Tremembé (SP), e contou com a presença de mais de 60 gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e assessores dos 13 municípios das regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado.

Saiba mais sobre as capacitações do CENPEC Educação em parceria com a Undime-SP