BNCC e avaliação em oficinas para gestores

-

BNCC e avaliação em oficinas para gestores

CENPEC Educação realiza série de formações para gestores em parceria com a Undime-SP

Por João Marinho

Oficina para membros da Undime-SP em Tremembé-SP.
Oficina para membros da Undime-SP, ocorrida dia 21/05 em Tremembé (SP). Clique para ampliar.
Foto: Reprodução.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o uso pedagógico dos microdados fornecidos pelas edições anteriores da Prova Brasil – que, em 2019, passa a se denominar Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) –  foram os temas de duas formações que o CENPEC Educação realizou em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) na última semana.

A primeira formação ocorreu na terça-feira, 21, na Secretaria de Educação da Estância Turística de Tremembé, e teve como tema “Processos formativos alinhados à BNCC”. A oficina contou com a presença de mais de 60 gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e assessores de 13 municípios pertencentes à macrorregião 3 da Undime-SP, que abrange as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado.

Na quarta-feira, 22, foi a vez de os filiados da macrorregião 1, na Grande São Paulo, receberem a formação “Coordenação pedagógica e o uso de dados na educação”, realizada na sede da própria Undime-SP, na capital.

Formações para todo o estado

A Undime-SP agrega dirigentes municipais de educação de todos os 645 municípios do estado. Os municípios são agrupados em 49 polos regionais, que, por sua vez, constituem 13 macrorregiões. As duas formações realizadas pelo CENPEC Educação na semana passada são as primeiras de uma série que se estende até o segundo semestre de 2019, contemplando todas as macrorregiões. Confira o mapa.

Macrorregiões da Undime São Paulo.
Fonte: Undime-SP. Clique para ampliar.

“Estamos oferecendo duas formações para a Undime-SP: uma sobre processos formativos alinhados à Base Nacional; e outra sobre como utilizar os dados informados por fontes como o Inep e o QEdu para que os municípios alinhem suas ações pedagógicas”, conta João Roberto Costa de Souza, consultor em políticas públicas de educação e cultura do CENPEC Educação e palestrante responsável pelas oficinas.

“Os temas foram elaborados de comum acordo entre a Undime-SP e o CENPEC Educação, a partir das demandas dos municípios. Cada macrorregião escolhe um dos dois temas, que é abordado numa oficina, de acordo com um calendário que já conta com formações agendadas até setembro”, explica Souza.

As próximas formações acontecerão nos dias 24 de junho, no município de Presidente Prudente, para a macrorregião 13; 25 de junho, em Itapeva, para a macrorregião 6; e no dia 26, em Sorocaba e Itapetininga, para a macrorregião 5.

Saeb e Ideb foram os temas da oficina realizada na sede da Undime-SP.
Saeb e Ideb foram temas da oficina realizada na sede da Undime-SP. Clique para ampliar.
Foto: Reprodução.

Compartilhamento e experiência

“A importância do trabalho com a Undime-SP é compartilhar o conhecimento e a experiência acumulados em mais de 30 anos pelo CENPEC Educação com os municípios, ajudando a prover informações sobre alternativas de gestão que melhorem a compreensão de sua realidade educacional e de seus índices”, diz Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do CENPEC Educação.

“Essa parceria é muito importante para nós. O enfoque dado à BNCC na formação em Tremembé, de como fazer a Base chegar à sala de aula a partir das posturas do coordenador pedagógico, do diretor de escola e do gestor no processo de implementação, foi excelente”, avalia a secretária de Articulação da Undime-SP, Cristiana Berthoud.

A abordagem que o CENPEC Educação trouxe é compatível com o que a Undime-SP acredita: de que disseminar a BNCC não é apenas construir um novo currículo, mas uma oportunidade de transformar profundamente a educação, de repensarmos práticas, metodologias utilizadas e a filosofia da educação integral.

Veio muito ao encontro de nossas demandas e necessidades, mesmo porque 2019 é o ano dedicado à formação para a implementação efetiva da Base.”

Cristiana Berthoud

Para Lélia Hartmann Torres, vice-presidente de Regionais da Grande São Paulo, o conteúdo da oficina na macrorregião 1, que abordou os microdados da Prova Brasil, foi “relevante e necessário, tendo em vista o momento de consolidação de propostas de governo que as redes estão vivendo”.

Ainda segundo Torres, a formação trouxe olhar para “um trabalho mais fino e estratégico com os descritores que compõem a matriz de avaliação do Saeb e com os indicadores de qualidade de nossa rede. Isso foi muito potente para nos ajudar a compreender toda a lógica de construção do Ideb e para dar ideias de como nos organizar para envolver todos os professores na busca pela qualidade da aprendizagem dos alunos”.

Parceria institucional e ações de sucesso

Anna Helena Altenfelder no 29º Fórum da Undime São Paulo. Foto: Duh Mendes/Reprodução.
Anna Helena Altenfelder no 29º Fórum da Undime São Paulo. Foto: Duh Mendes/Reprodução.

A parceria institucional entre CENPEC Educação e Undime-SP tem um longo histórico, com ações de sucesso. Entre os dias 11 e 13 de março deste ano, por exemplo, o CENPEC Educação esteve presente no 29º Fórum Estadual, que aconteceu na cidade de Atibaia.

Um estande da organização distribuiu exemplares do livro Razões e desafios do gestor da educação e realizou atendimento personalizado a mais de 70 secretários de Educação durante os três dias do evento. Também foi realizada a oficina “Ideb e o uso de dados na educação”, com a presença de secretários e técnicos de mais de 20 municípios.

Além disso, a presidente do Conselho de Administração do CENPEC Educação, Anna Helena Altenfelder, participou da mesa redonda “Formação de professores na perspectiva da implementação da BNCC”, que contou também com as presenças de Anna Penido, do Instituto Inspirare; e Julia Tami Ishikawa, da Fundação Lemann.

“A expectativa do CENPEC Educação com essas ações é de contribuir para a construção de políticas públicas e para o aprimoramento dos instrumentos de gestão de municípios e secretários”, diz João Roberto Costa de Souza.

Luiz Miguel, Anna Helena Altenfelder e outros.
Foto: Reprodução.

Saiba mais sobre o Fórum Estadual