Em 1 ano, 60 ataques à liberdade

-

Em 1 ano, 60 ataques à liberdade

Retrospectiva alerta para o que denomina processo de degradação da democracia no País ao longo do último ano

Por João Marinho

“Seja você quem for – jornalista, professor, empresário, ativista –, talvez você tenha parado para pensar vez ou outra antes de se pronunciar contra o governo. Em 2019, os riscos de retaliação assumiram um tamanho que o Brasil há muito não via”.

Com essa introdução, o Pacto pela Democracia, iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no País, apresenta o especial Retrospectiva 2019: Democracia no Brasil.

Dados e eventos

Segundo o Pacto, o Brasil vive “um momento de profundos tensionamentos democráticos”. Nesse sentido, o especial traz, em português e inglês, uma relação dos 60 principais acontecimentos envolvendo o governo federal, governos estaduais e episódios na mídia, economia, política, polícia, esfera religiosa e relações internacionais que comprometeram a democracia no País.

A retrospectiva inicia-se logo no dia 1º de janeiro de 2019, com a publicação da Medida Provisória nº 870/2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, que buscava controlar as organizações da sociedade civil por meio da Secretaria de Governo. O último item é o atentado com dois coquetéis Molotov à sede da produtora responsável pelo canal do YouTube Porta dos Fundos, devido a um especial satírico de Natal.

Na área da educação, a nomeação de uma comissão para analisar ideologicamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a extinção de conselhos participativos e os cortes de verbas a universidades federais por “balbúrdia” são lembrados.

Bastante completa, a retrospectiva é baseada em reportagens da grande imprensa. Cada um dos itens do levantamento leva a, pelo menos, uma reportagem – e ainda é possível consultar dados consolidados das ameaças. Confira.

Dados da Retrospectiva do Pacto pela Democracia.
Clique para ampliar. Fonte: Retrospectiva 2019: Democracia no Brasil.

Por meio desta retrospectiva, o Pacto pela Democracia explicita um processo de degradação da democracia no País. Que em 2020 a sociedade brasileira seja capaz de revertê-lo e de resgatar o direito de se expressar, de existir com liberdade e de levar a vida com integridade e respeito.

Trabalharemos incansavelmente por isso.”

Pacto pela Democracia

Clique aqui para acessar a Retrospectiva