Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos: apontando caminhos

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Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos: apontando caminhos

Investidor

Ministério da Educação (MEC)

Parceiro

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE)

Objetivo

Formar docentes e gestores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Abrangência

Municípios do Estado de São Paulo.

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es pedagógicas(os), supervisoras(es de ensino, técnicas(os) do poder público.

Vigência

2004 – 2005


Tendo em vista que as ações de formação continuada tornam-se indispensáveis para que as(os) professoras(es) que trabalham com o público de EJA reconheçam as especificidades dessa modalidade do ensino fundamental, e que elas contribuem para a construção de uma identidade pedagógica desse segmento, o Projeto “Ensinar e Aprender: apontando caminhos na educação de jovens e adultos” teve grande relevância no cenário da política estadual de educação, uma vez que há três décadas o estado não fazia investimentos neste segmento do ensino.

O projeto formou docentes (de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências) e gestoras(es) (em metodologias de acompanhamento e avaliação) que atuam na EJA com base no estudo do perfil desses profissionais e das(os) estudantes. A metodologia de formação foi baseada no conhecimento e na problematização da realidade e na ampliação, sistematização e aplicação do conhecimento. Entre as estratégias de formação, incluem-se o diagnóstico, as vivências de atividades dos diferentes volumes do material Ensinar e Aprender (Correção de Fluxo), as tarefas propostas ao final de cada encontro, o estudo e a reflexão de temas relacionados à EJA, a análise de produções de estudantes e de intervenções feitas pelas(os) docentes e pelas equipes técnicas, a proposição de caminhos para a superação das dificuldades identificadas e a divulgação de práticas bem-sucedidas. 

Os encontros abordaram as seguintes temáticas: perspectiva histórica da Educação de Jovens e Adultos e políticas públicas; função reparadora, equalizadora e formadora de novo conceito da EJA; perfil e expectativas do jovem e do adulto que retornam à escola; perfil desejável para educadoras(es) de jovens e adultos; a dimensão política da EJA, abordando o mundo do trabalho que considera a escola como espaço para a prática da democracia e da cidadania.