Assessoria ao Programa Virando o Jogo

-

Assessoria ao Programa Virando o Jogo

Investidor

Fundação Gol de Letra

Objetivo

Prestar assessoria pedagógica e capacitação aos educadores do Programa Virando o Jogo, vinculando-o à comunidade de Vila Albertina.

Abrangência

Município de São Paulo – SP

Público

Agentes comunitárias(os), coordenadoras(es) de OSCs, educadoras(es) sociais

Vigência

1999 – 2000


Sobre o projeto

Em 1999 a Fundação Gol de Letra se instalou no bairro de Vila Albertina, em Tremembé (SP), com a proposta de atender crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, visando ao seu desenvolvimento integral e à garantia do direito à educação, à cultura e à assistência social.  Convidado a assessorar a Fundação e o Programa Virando o Jogo no processo de implementação de suas ações, o Cenpec participou das reuniões preparatórias e propôs iniciar sua ação por meio do Projeto de Aproximação com a Comunidade, com o objetivo de propiciar a construção de vínculos de confiança e cooperação entre a Fundação e a comunidade. Esse projeto buscou identificar possíveis parceiros e colaboradores e incluiu o levantamento das características do bairro, das organizações públicas e privadas e das lideranças comunitárias e sua organização. 

Por meio de reuniões com a diretoria da entidade foi realizado o alinhamento conceitual em relação às normativas legais e ao cenário da Educação e da proteção social no Brasil e foram estabelecidos princípios e estratégias para a organização do trabalho pedagógico. 

Além disso, o Cenpec planejou e coordenou o processo de formação da equipe de educadores do Programa Virando o Jogo, visando estabelecer princípios e estratégias para a organização do trabalho pedagógico. A formação envolveu educadores das áreas de esporte, dança, música, artes, teatro, computação e apoio à escolarização.

Após a implementação do programa, o Cenpec continuou prestando assessoria às e aos educadoras(es), com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento do projeto pedagógico e dar continuidade à capacitação.