Amigos da Escola - Todos pela Educação

-

Amigos da Escola – Todos pela Educação

Investidor

Rede Globo de Televisão

Parceria

Comunidade Solidária, Companhia Brasileira de Correios e Telégrafos, Fundação Itaú Social, Parmalat Brasil, Petrobrás – Petróleo Brasileiro S.A., e Telemar.

Objetivo

Assessorar na implementação do projeto Amigos da Escola oferecendo subsídios para ações de voluntariado em escolas públicas por meio da produção de materiais didáticos.

Abrangência

Abrangência nacional

Público

Agentes comunitárias(os), coordenadoras(es) de OSCs, professoras(es), diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), educadoras(es) sociais, supervisoras(es) de ensino, técnicas(os) do poder público, voluntárias(os).

Produtos

Publicações:

1.Amigos da Escola: Todos pela Educação”. Cenpec, 1999.  7 Volumes.       
V.1: Amigos da escola: voluntários e parceiros. V.2: Gestão escolar: um trabalho conjunto. V.3: Reforço escolar: construindo o sucesso. V.4: Estímulo à Leitura: o prazer da descoberta. V.5: Esportes e Artes: o jogo da imaginação. V.6: Saúde: por uma melhor qualidade de vida. V.7: Instalações e Equipamentos: cuidando da escola.

2.Amigos da Escola: todos pela educação – Esportes”. Cenpec, 2000.              
Kit contendo: Caderno “Conversando com a equipe escolar”; Almanaque do Esportista; 29 fichas “Sugestão de Atividade”; 3 Encartes com bandeiras; Mapa-múndi; Folheto sobre a Semana Olímpica; 2 painéis do jogo “Rumo a Sydney”; 32 Cartas; ficha de instrução.

3. Folheto para a Escola. Cenpec, 2000.

4. Folheto para a Comunidade. Cenpec, 2000.

5. Amigos da Escola: A arte é de Todos. Cenpec, 2001. 6 Volumes.             
V.1: Artes da Palavra. V.2: Artes do Som. V.3: Artes da Luz. V.4: Artes da Representação. V.5: Artes do Povo. V.6: Artes do Festejar e Brincar. Anexo: Com Vocês: As Artes. Cartaz: Brasil Festeiro.

6. Amigos em Ação. Cenpec, 2001.

Vigência

1999 – 2001


Sobre o projeto

Este projeto foi lançado no escopo do “Projeto Brasil 500 Anos”, da Rede Globo de Televisão, como uma estratégia de mobilização para a melhoria da qualidade da educação, sensibilizando a sociedade sobre a importância da educação pública e do desenvolvimento de ações de voluntariado individual e de parcerias com a escola. 

O Cenpec concebeu e produziu os materiais, além de assessorar a coordenação do projeto na organização de estratégias de implementação e gestão em todo o país. Participou também dos eventos regionais “Amigos em Ação”, que visavam a mobilização das afiliadas Globo e de seus convidados locais para a realização de ações mais diretas de apoio às escolas inscritas.

Os folhetos que acompanham as publicações tiveram a função de convocar a comunidade a participar como voluntária no projeto de melhoria das escolas; orientar as escolas sobre como participar do projeto e receber a ajuda dos voluntários da comunidade; contribuir para a consolidação e o aperfeiçoamento do trabalho dos Núcleos de Apoio, compostos pelas instituições e entidades formadas a partir da afiliada local da Rede Globo e demais parceiros e colaboradores.

Como o projeto foi cofinanciado pelos Correios, um anexo à coleção convidava o leitor a realizar uma viagem ao mundo dos selos e descobrir imagens que remetem às artes do povo brasileiro. Além disso, o cartaz “Brasil Festeiro” retratava um mapa do Brasil com suas regiões demarcadas e ilustrações de danças e folguedos da cultura popular.