Plano Municipal da Educação

-

Plano Municipal da Educação

Especial traz reflexões, dados e outros subsídios para que os municípios, junto às comunidades escolares, desenvolvam seus Planos de Educação, com base no PNE

Este especial multimídia foi elaborado pelo CENPEC em 2014, quando da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), em junho daquele ano. O objetivo deste material é dar subsídios para que os estados e municípios brasileiros elaborem seus Planos de Educação, com base no PNE.

Fruto de uma intensa construção das comunidades escolares e de organizações da sociedade civil que atuam em prol de uma educação pública de qualidade, o PNE estabelece metas e estratégias para a educação brasileira para a próxima década.

Acesse o especial.

Para que essa política incida, de fato, na realidade das escolas, a implementação dos planos estaduais e municipais é imprescindível, tendo em vista que que a educação infantil e o ensino fundamental são responsabilidade dos municípios, enquanto o ensino médio e universitário são atribuições dos estados junto à esfera federal.

A construção e execução dessa política deve estar articulada entre os entes federados para que tenha consistência e coerência. Além disso, a participação e envolvimento de toda a comunidade escolar é necessária para que os planos dialoguem com as realidades locais.