Debate virtual: Práticas educativas na educação integral: novos conteúdos e novas abordagens (1/11/2017). Publicado originalmente na plataforma Educação&Participação
Refletir sobre as possibilidades da educação integral para a inovação nas práticas educativas, considerando a ampliação dos tempos e o acesso a novos conhecimentos. Esse foi o objetivo do debate virtual Práticas educativas na educação integral: novos conteúdos e novas abordagens.
O bate-papo, que aconteceu em 1 de novembro de 2017, no auditório do CENPEC Educação, reuniu Macaé Evaristo, secretária de Educação de Minas Gerais, e José Clovis de Azevedo, ex-secretário de Educação do Rio Grande do Sul e docente do Centro Universitário Metodista – IPA. A mediação foi do professor Romualdo Portela de Oliveira (Universidade de São Paulo – USP), especialista em políticas educacionais.
A conversa girou em torno das seguintes perguntas: “Que práticas educativas podem ser pensadas no contexto de implantação da educação integral?”, “O que significa pensar inovação ou novas práticas pedagógicas nesse contexto?” e outras feitas pelos internautas, entre os quais estavam educadores, gestores, professores e outros interessados no tema.
Macaé Evaristo
Segundo Macaé, um dos grandes desafios para a política de educação integral é pensar iniciativas para a juventude. Em nosso país, ainda temos um número significativo de adolescentes e jovens fora da escola e um percentual considerável em defasagem idade-série. É necessário pensar projetos diferenciados que dialoguem com o tempo de vida desses jovens, aponta a educadora.
José Clovis de Azevedo
Por sua vez, José Clovis de Azevedo ressalta a importância de ter clareza sobre aspectos conceituais do tema, como a distinção entre educação integral e educação em tempo integral. “É desejável, mas não imprescindível que a educação integral aconteça em tempo integral”, afirma. A educação integral precisa tecer uma articulação entre as disciplinas e ir além da transmissão de informações, trata-se de uma construção do conhecimento pelo sujeito aprendiz.
Assista:
Debate virtual: Práticas educativas na educação integral: novos conteúdos e novas abordagens (1/11/17)
O Portal CENPEC Educação salva o seu histórico de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de Termos de uso e política de privacidade
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.