Educação e território

-

Educação e território

Especial desenvolvido pela Plataforma Educação&Participação apresenta a importância do território para a educação integral

O que é território? Um espaço que determina a nação, estados e municípios? Local que reúne um povo, uma identidade? Espaço onde atuam diferentes relações de poder? Área que abriga terras emersas, espaço aéreo e corpos d’água? Essas são algumas das definições de território, conceito complexo que extrapola a geografia e se torna um elemento importante para os estudos de sociologia, política, arquitetura, história e, cada vez mais, educação.

O território usado é o chão mais a identidade. A identidade é o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence. O território é o fundamento do trabalho, o lugar da residência, das trocas materiais e espirituais e do exercício da vida.”

Milton Santos

Nesse sentido, o território é um importante elemento para a educação integral: é nele que os sujeitos vivem e constroem suas subjetividades, com base nas relações e realidades ali existentes. Sendo assim, para garantir o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, é preciso levar em conta as características do território apresenta, das questões físicas às sociais.

Esta temática apresenta – por meio de estudos, infográficos, vídeos e entrevistas com especialistas – a importância do território para a educação integral, afinal, é nele que crianças, adolescentes e jovens vivem, se desenvolvem e têm seus direitos garantidos.

Acesse o especial Educação e território