-
Palavra-brinquedo
Autora da oficina: Sony Ferseck, poeta e professora de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Conteúdo publicado originalmente na Plataforma do Letramento
- Tamara Castro
Jogos com palavras e ideias inspirados em poemas de Manoel de Barros
Desenvolver o gosto tanto pela leitura como pela criação de textos poéticos. Explorar e ampliar o repertório literário (inclusive a cultura oral) dos participantes.
Crianças e adolescentes
Sala de aula, de leitura, biblioteca ou outro espaço educativo/cultural
1 a 2 encontros de 45 a 50 min
“Palavra poética tem que chegar ao
grau de brinquedo para ser séria.”
(Manoel de Barros)
A brincadeira é dividida em três etapas. No primeiro momento, distribua entre os alunos poemas e trechos de poemas de Manoel de Barros. Sugerimos iniciar com o poema “Arte de infantilizar formigas” (in: Livro sobre nada). Clique aqui para ler o poema.
Após a leitura, pergunte aos alunos o que acharam do texto: interessante, curioso ou estranho? Abra espaço para todas as percepções e ideias que surgirem.
Em seguida, fale um pouco sobre este autor e seu estilo de escrita poética, em que a invenção e a brincadeira são elementos centrais.
Para exemplificar, você pode ler trechos do poema “O apanhador de desperdícios” (in: Memórias inventadas):
… Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.”Manoel de Barros
Leia a resenha sobre o autor e esta obra no nosso
Mapa da literatura brasileira
Depois, peça aos alunos que leiam em voz alta os poemas que receberam. Esse pedido geralmente causa risos e perguntas. É um ótimo momento para discutir a presença de palavras ou mesmo versos inteiros nunca antes ouvidos, lidos ou pensados. É também propício para discutir as propriedades da linguagem literária e a diferença da linguagem utilizada no cotidiano.
Abra espaço para que eles questionem termos e expressões que acharem estranhos ou curiosos. É interessante escrever no quadro palavras e versos destacados pelos alunos e introduzir a proposta de palavra-brinquedo. Você pode incentivá-los com perguntas: O que seria “desutilidade poética”? E “dessaber”? Qual é o lugar citado no poema? O que há nesse lugar? E o que tem no fundo do quintal de vocês? Já pensaram em fabricar “brinquedos com palavras”? Como seria?
A poesia de Manoel de Barros é repleta de invencionices: palavras, expressões, imagens inéditas, cheias de humor e lirismo. Como ele mesmo dizia: “Noventa por cento do que eu escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira”.
Para iniciar a brincadeira com palavras, apresente o primeiro dado, contendo prefixos e sufixos. Explique que vários poemas de Manoel de Barros apresentam palavras formadas pelo acréscimo dessas partículas a outras palavras. Um bom exemplo é o poema “O fazedor de amanhecer”, que no próprio título contém uma palavra inventada pelo acréscimo do sufixo -dor: “fazedor”. Além dessa, há “tratagens” e “usamentos” (sufixação), “desapetite” (prefixação).
Apresente o segundo dado, formado por verbos e substantivos. Convide então os alunos para jogar os dois dados. Ajude-os a observar que palavras podem ser formadas pela junção dos resultados no jogo, por exemplo:
re + criança + mento = recriançamento; in + viver = inviver; flor + ante = florante.
Discuta com a turma se as palavras resultantes são compreensíveis e se são diferentes das palavras e dos sentidos usualmente atribuídos a elas. Discuta também quais sentidos as partículas acrescentam às palavras. Incentive os estudantes a citar outras partículas que modificam palavras. Anote os termos resultantes que os alunos considerem mais expressivos e interessantes.
Passe então ao terceiro dado, contendo pronomes oblíquos e desinências verbais. Oriente-os a combinar os resultados e formar palavras e frases. Eles podem usar como base as palavras resultantes do primeiro jogo. Por exemplo:
nos + brincar + ava =nos brincava; me + inviver + eu = me inviveu.
Anote essas palavras ou frases e converse com a turma sobre os resultados e as diferenças entre as formações, discutindo quais eles consideram mais instigantes. Finalmente, peça aos alunos que produzam pequenos versos com as palavras anotadas.
Com as palavras inventadas recriança, inviveu, florante e nos brincava, por exemplo, poderiam compor versos como:
“O recriançamento me inviveu
Florante nos brincava o pássaro”.
Em seguida, organize a turma em grupos de três a quatro integrantes e distribua os moldes de dados impressos, cartolinas, tesouras, colas e canetinhas. Então, oriente-os a confeccionar dados parecidos com os que eles já jogaram, porém substituindo algumas das partículas ou palavras dos dados. O grupo terá de debater as possibilidades de combinações antes de escrever definitivamente quais partículas e palavras constarão nos dados.
Depois de prontos, os grupos trocam de dados e começam a jogá-los, anotando os resultados das combinações e formando pequenos versos. Peça que leiam os versos produzidos. Ao final da atividade, os poemas poderão ser expostos em um varal. Caso a turma ou a escola tenha um blog ou uma página em rede social, vocês podem publicar e compartilhar as produções nesses canais.
Além dos dados, outros brinquedos podem ser confeccionados, como um pião feito de material reciclado, como CDs velhos e tampas de garrafa PET, um girocopo de copinhos plásticos de café ou outros brinquedos que possibilitem o elemento sorte na brincadeira.
Se o trabalho for realizado numa turma com poucos alunos, a dinâmica dos dados pode ser substituída pelo cilindro da poesia: ele é semelhante ao rolo silábico, mostrado neste vídeo, com a diferença de que, além dos rolos de papel higiênico, serão utilizados rolos de papel alumínio ou de papel toalha como base para girar os pedaços de papel e formar as palavras e os versos.
A regra da brincadeira é a mesma dos dados (um terço dos rolos com prefixos e sufixos; um terço com verbos e substantivos; um terço com pronomes e terminações de conjugações verbais).
Para adolescentes, a proposta pode ser adaptada na forma de dominó poético. Jogado em duplas ou em grupos maiores, as peças do dominó contarão com os mesmos elementos do jogo de dados. O número de peças é variável, entre 14 e 28. As regras de funcionamento podem seguir as do jogo de dominó clássico, ou seja, a partida termina quando um dos jogadores ficar sem nenhuma peça em mãos. Ao final, os alunos deverão criar um poema com as palavras e orações formadas.
Esse é um momento muito importante do trabalho. Abra uma roda de conversa dando a oportunidade para que todos se manifestem, apontando aprendizagens, dúvidas e dificuldades. Valorize as conquistas e minimize as dificuldades, diga a eles que ainda têm muito tempo para superá-las.
Na rede: poemas de Manoel de Barros
Revista Bula: os 10 melhores poemas de Manoel de Barros
A magia da poesia: leia poemas do autor e trechos das obras Memórias inventadas e Tratado geral das grandezas do ínfimo
Antonio Miranda: poesia infantojuvenil
Releituras: biografia de Manoel de Barros
Para compreender mais a poética de Manoel de Barros, vale assistir aos documentários:
Só dez por cento é mentira (2008), dirigido por Pedro Cezar:
Língua de brincar (2006), dirigido por Gabriel Sanna e Lucia Castelo Branco:
Veja também:
Animação: Histórias da unha do dedão do pé do fim do mundo (2007). de Evandro Salles e Márcia Roth
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |