Busca Ativa Escolar

-

Busca Ativa Escolar

Parceiro investidor

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Abrangência

Nacional.

Parcerias

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Público

Gestores das redes públicas municipais e estaduais de Educação.

Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar municípios e estados a combater a exclusão escolar. A plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo (como computadores de mesa, notebooks, tablets e celulares/smartphones) e também permite a impressão de formulários para agentes e técnicos sem acesso a dispositivos móveis.

A proposta do projeto é apoiar os governos em identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, provendo a municípios e estados acesso a dados que possibilitem planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Para implementar a Busca Ativa Escolar, o município e o estado devem fazer a adesão à plataforma e organizar uma equipe que conta com os participantes: prefeito(a), que realiza a adesão; gestor(a) político(a); coordenador(a) operacional; supervisores institucionais; técnicos verificadores; e agentes comunitários. Cada participante ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

O Cenpec é responsável por produzir materiais formativos para os itinerários de cada tipo de participante, além de organizar conteúdos entregues por outros produtores.