Letramento digital mudando histórias

-

Letramento digital mudando histórias

CENPEC; FUNDAÇÃO TELEFÔNICA, 2008
Capa da publicação.

Esta publicação de 2008, realizada em parceria pelo CENPEC Educação e pela Fundação Telefônica, é uma compilação de relatos de experiências de aplicação da internet em sala de aula. Os autores dos relatos são professores, alunos e gestores da educação pública em várias partes do Brasil, envolvidos no EducaRede, programa de educação que atua no desenvolvimento de aprendizagens do letramento digital de educadores e educandos da rede pública.

Os textos tratam das dificuldades estruturais, das barreiras e medos diante das tecnologias e, principalmente, das ferramentas que utilizaram e dos sucessos que alcançaram ao tornar o computador um aliado no processo educativo.

São 25 histórias de sucesso que apontam novos caminhos para aprimorar o ensino-aprendizagem, visando ilustrar como o trabalho com letramento digital pode melhorar o cotidiano educacional dos envolvidos no EducaRede (11 mil professores e 84 mil alunos em seis anos de atividades). As histórias dizem respeito aos seguintes projetos desenvolvidos no escopo do EducaRede: Coisas Boas, Minha Terra, Rede de Capacitação, Memórias em Rede e do Portal EducaRede.


Sobre o Portal EducaRede

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Parceria: Fundação Telefônica, CENPEC, Fundação Vanzolini e Terra Networks 
Período: 2002 a 2011 
Objetivo
O portal educativo EducaRede é uma iniciativa desenvolvida em todos os países em que a Fundação Telefônica opera. No Brasil, o EducaRede promoveu pesquisas, desenvolveu sistemas e metodologias, produziu conteúdos e projetos pedagógicos que visavam contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública por meio do uso da internet no ensino-aprendizagem.

Acesse a coleção EducaRede em nosso acervo